quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dilma repudia 'ódio' contra estudante que defendeu governo em evento.


A presidente Dilma Rousseff utilizou sua conta no Facebook nesta quarta-feira (12) para repudiar o que chamou de “ódio e intolerância” contra a estudante de Medicina Ana Luiza Lima que, na semana passada, defendeu o governo durante evento em Brasília.
A página é administrada pelo PT. Consultada pelo G1, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência confirmou que Dilma é a autora da mensagem.
Ana Luiza participou no último dia 4, no Palácio do Planalto, da cerimônia de comemoração dos dois anos de criação do programa Mais Médicos, que prevê o envio de profissionais para as periferias das grandes cidades e municípios do interior. Na ocasião, disse, que graças aos avanços dos últimos anos, hoje a neta de um agricultor do sertão do Nordeste pode sonhar em ser médica.
“Cara presidenta Dilma, neste momento me vem à memória o seu discurso quando você foi eleita presidente da República. Naquela ocasião, a senhora falou aos pais e mães de todo o Brasil para que olhassem nos olhos de suas filhas e lhes dissessem que elas também podiam ocupar o cargo mais importante do Brasil. Pois, agora, peço-lhe permissão para reconstituir sua afirmação. No Brasil de hoje, a neta de um agricultor do sertão do Nordeste ou de qualquer outra região do interior do Brasil pode sonhar em ser doutora”, disse a estudante na semana passada.
No último dia 10, ela postou uma mensagem no Facebook intitulada “Quem quer a cabeça da estudante de Medicina?” e relatou os ataques na internet.
“Fui convidada a falar sobre a transformação que a educação causou na minha vida e sobre a alegria de cursar medicina. […] Minhas palavras ecoaram, porém nunca foram direcionadas a nenhum partido político. […] O machismo e a elite mostraram sua cara. fui chamada de vadia, de médica vagabunda, de pobre, ignorante, não merecedora de cursar medicina”, publicou.
A presidente Dilma, então, prestou nesta quarta-feira em seu Facebook solidariedade à estudante e afirmou que a declaração dela no Palácio do Planalto tratou-se de “fala sincera e emocionada”.
Para a presidente, as ofensas se deram porque Ana Luiza destacou “as transformações que a educação provocou na sua vida, a partir de incentivos das políticas públicas do nosso governo”.
“Quero expressar aqui o meu repúdio a toda forma de ódio e de intolerância contra quem quer que seja, em especial contra essa menina nordestina, que é um exemplo de superação. O Brasil sempre foi um país pacífico, fraterno e tolerante. É preciso respeitar as opiniões e a liberdade de expressão. Se quisermos ser um país cada vez mais civilizado, devemos honrar essa tradição. Para você, Ana Luiza, retribuo a manifestação de carinho que teve comigo: coragem e não abra mão dos seus sonhos”, publicou a petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário