sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CRF-PE E SINFARPE DIVULGAM RELATÓRIO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Cumprindo seu dever de zelar pelos interesses da população, sobretudo aquela que depende unicamente da ação do Estado na proteção à sua saúde, O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (SINFARPE) realizou, nos meses de junho e julho, levantamento completo sobre a situação da Assistência Farmacêutica nas unidades de saúde da rede estadual e nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAFs).

Foram visitadas 72 unidades, distribuídas nas 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado, sendo elas Farmácias do Componente Especializado (12), Hospitais sob gestão direta da SES (24), Hospitais sob a gestão das Organizações Sociais (9), Hospitais Universitários sob a gestão da UPE (03), UPAs sob a gestão das OSs (15) e UPAEs sob a gestão das OSs (9).

O resultado do trabalho foi apresentado na manhã desta terça-feira (11/08), em entrevista coletiva aos meios de comunicação. Participaram da coletiva os diretores do CRF-PE Bráulio César de Sousa (Presidente), Gisêlda Castro lemos de Freitas (Vice-presidente), a presidente do SINFARPE, Veridiana Ribeiro e o assessor do CRF Hermias Veloso, executor e coordenador do levantamento.

O relatório demonstra com números a desestruturação da Assistência Farmacêutica em Pernambuco, que vai da insuficiência de profissionais da área, à estrutura física inadequada, tendo como consequência o desabastecimento.

Conclui-se que a situação é gravíssima para a população, porque aponta a ineficácia do modelo de gestão de serviços de saúde hoje implantado, implicando que deverá ser tomada uma nova direção em relação ao um novo desenho no gerenciamento da Assistência Farmacêutica.

Mais: a ação realizada pelo CRF-PE e SINFARPE comprova a relação direta entre o desabastecimento e o modelo de gestão da saúde que vem sendo adotado no Estado, mediante a transferência de responsabilidades do gestor público para a iniciativa privada. Demonstra ainda, os custos decorrentes dessa transferência, sem que se traga, na prática, qualquer melhoria no atendimento à população.

O assunto será mais uma vez tratado na reunião do Conselho Estadual de Saúde que acontece nesta quarta-feira, dia 12, na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi.

Acompanhe nos links a repercussão do relatório na imprensa.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO
CRF: 60% dos medicamentos não estão sendo distribuídos na rede pública de saúde em PE
http://www.diariodepernambuco.com.br/…/crf-60-dos-medicamen…

DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Conselho Regional de Farmácia fala sobre desabastecimento de medicamentos na rede pública estadual
http://www.diariodepernambuco.com.br/…/conselho-regional-de… 

JORNAL DO COMMERCIO
Conselho de Farmácia de Pernambuco denuncia falta de medicamentos
https://www.youtube.com/watch?v=aJdMeGVJoc0 

JORNAL DO COMMERCIO
Até quando o SUS é viável às organizações sociais?
http://jc.ne10.uol.com.br/…/ate-quando-o-sus-e-viavel-para…/ 

TV JORNAL
Falta de remédios na Farmácia do Estado prejudica tratamento de pacientes
http://tvjornal.ne10.uol.com.br/…/falta-de-remedios-na-farm… 

JORNAL DO COMMERCIO
Falta de medicamentos atinge toda a rede pública de saúde de Pernambuco
http://jconline.ne10.uol.com.br/…/falta-de-medicamentos-ati…

Nenhum comentário:

Postar um comentário