domingo, 2 de agosto de 2015

Essa é sua Historia, Andrea Amorim


Após abrilhantar o  com o seu projeto ao lado de Roberto Menescal, Andrea Amorim , volta a  sua terra natal Garanhuns,  e dar inicio na abertura da ultima noite do 25ª edição do Festival de Inverno Garanhuns com o Show em musicalidade...

Em entrevista  Bruno Negromonte , 
Vamos reviver um pouco a sua Historia Andrea Amorim 

Você vem de Garanhuns, cidade localizada no agreste pernambucano e que acabou popularizando-se nacionalmente também por ter um dos mais conceituados festivais culturais existentes no Brasil, que é o FIG (Festival de Inverno de Garanhuns). De algum modo você acredita que eventos como o citado e o Festival de Música e Arte de Garanhuns contribuem para artistas da cena independente como você?

AA - Acredito muito, por experiência própria! Sempre costumo dizer que foi o Festival de Música e Arte de Garanhuns que me propiciou a oportunidade de seguir carreira. Até então, nem eu mesma acreditava no meu trabalho. Quando ganhei o Festival, em 2006, foi estabelecido em minha vida um divisor de águas. Com o dinheiro que ganhei, juntei as poucas coisas que tinha, gravei algumas músicas minhas e fui pro mundo!
Em relação ao Festival de Inverno de Garanhuns, desde 1999, eu tive a oportunidade de me apresentar. Ou seja, eu participo desde o comecinho da minha carreira, e já são 15 apresentações. No FIG, eu pude dividir palco com os grandes artistas nacionais, e comecei a entender e aprender como era ser um “artista” de verdade, mesmo sempre sendo tratada como tal. Tenho muito respeito pelo FIG, e eu sou muito grata aos meus conterrâneos por sempre terem me dado tanta força, ao longo desses meus 15 anos de carreira.


Vem de longas datas a emigração de alguns artistas para o sudeste afim de sedimentar ou dar projeção as suas respectivas carreiras. No entanto hoje com os adventos tecnológicos houve um reordenamento deste contexto propiciando a Pernambuco um lugar de destaque na cena cultural nacional. Você seguiu os ditames tradicionais e partiu para o eixo Rio-São Paulo e vem galgando significativos espaços nestes estados. Em sua opinião quais os maiores entraves existentes aqui no Nordeste para a projeção artística e que acabam, de certo modo, provocando este tipo de evasão?

AA - Acho que não existe mais essa necessidade de migração pro Sudeste. Atualmente, o artista pode consolidar sua carreira onde estiver. Eu sou apenas uma remanescente desse contexto migratório, que hoje, virou obsoleto. Mas minha casa é e sempre será Garanhuns, independente de onde eu esteja.

Em suas incursões pelo Exterior você costuma apresentar-se como interprete dos clássicos brasileiros você costuma apresentar um repertório autoral?

AA - Eu sempre gosto de mostrar meu lado compositora, porque, pra mim, a maior identidade do artista é a sua obra, por mais simples que pareça, afinal toda manifestação artística merece respeito.


Atualmente você vem na elaboração de um novo projeto a ser lançado ao longo deste ano. Você poderia nos adiantar alguma coisa sobre ele?

AA - Claro que posso e, inclusive, agradeço a oportunidade de falar sobre isso também. Além do meu CD de rock autoral, com 13 músicas inéditas, que está saindo este mês, com o título Doce Divã, estamos num projeto de total conexão Brasil – Japão (rsrs). Estamos gravando um disco, produzido e arranjado por Marcelo Kimura, descendente japonês que mora na Terra do Sol Nascente. Todo o CD vai ser produzido e gravado lá, por músicos japoneses, além do Kimura, e eu apenas colocarei as vozes aqui no Rio. No repertório, canções que marcaram época, as chamadas músicas de fossa, transformadas em Bossa, bem como uma parceria minha com o próprio Kimura, e outra com o Menescal também.


Andrea, aproveito a oportunidade para agradecer por toda a disponibilidade e atenção dada a mim e consequentemente àqueles que acompanham este espaço. Parabéns por esta profícua parceria junto ao Menescal que já rendeu um CD e um DVD. Torço para que você obtenha sucesso absoluto daqui pra frente.

AA - Eu que agradeço a ti, Bruno e à Musicaria Brasil, por esse espaço e essa oportunidade de falar um pouco sobre o meu trabalho e a experiência única que é conviver com o Menescal. Parabéns pelo belo trabalho, o qual tenho acompanhado! Desejo muito sucesso pra vocês e uma longa e promissora carreira. Contem sempre comigo! Muito obrigada mesmo! Um forte e carinhoso abraço!

Fotos, fontes, mais informações:
https://www.facebook.com/andrea.amorim.104418?fref=ts 














Nenhum comentário:

Postar um comentário