segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Florir das árvores anuncia chegada da primavera, em Garanhuns





Florir das árvores anuncia chegada da primavera, em Garanhuns
Município vem desenvolvendo política pública de ações em prol da arborização urbana

21 de setembro de 2015

O Brasil celebra, nesta segunda-feira (21), o Dia da Árvore. A data, além do simbolismo de conscientizar a população para que plante mais espécies e preserve as já existentes, também anuncia a chegada da primavera – estação do ano que inicia, oficialmente, no hemisfério sul, na próxima quarta-feira (23). Em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, espécies como ipê, cássia rosa, espatódea e sucupira iniciaram o processo de floração.

O município passou a contar com uma Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em março deste ano, entrando em atividade no mês de abril. A pasta está elaborando um diagnóstico para identificar quais espécies se adequam e as que não se adequam ao cenário local. “Nossa ideia é, em seguida, executar um projeto de arborização urbana”, completa o titular da Semarh, Renato Mattos.

Entre os benefícios naturais, as árvores, além de promover o embelezamento de vias públicas, contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Elas diminuem a poluição do ar pois absorvem alguns tipos de gases; promovem sombra, atraem pássaros e evitam a criação de ilhas de calor – fenômeno climático que ocorre em cidades com elevado grau de urbanização.

Fique sabendo – Os serviços de poda (corte parcial) e supressão (retirada), desde o processo de avaliação à execução, em Garanhuns, são realizados de maneira conjunta entre Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Serviços Públicos e Obras. Os procedimentos podem ser solicitados na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, instalada no Centro Administrativo, na avenida Caruaru, S/N, bairro Heliópolis, ou pelo telefone (87) 3762-7085.

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto

O desenvolvimento d

Início de floração de árvores anuncia chegada da primavera, em Garanhuns

Ipês, espatódeas e sucupiras na 'Cidade das Flores' começam a florescer. 
Aparecimento das flores no município anuncia a chegada da nova estação.

e flores em ipês, cássias rosa, sucupiras e espatódeas deixou mais coloridas as ruas do município de Garanhuns, no Agreste pernambucano. O processo de floração teve início nesta segunda-feira (21), data em que é comemorado o Dia da Árvore, no Brasil. O aparecimento das flores anuncia também a chegada da primavera, na quarta-feira (23).

Um projeto de arborização está sendo estudado no município pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura. Ainda de acordo com a assessoria, um levantamento vai trazer uma análise de quais espécies se adequam melhor ao cenário urbano.
http://g1.globo.com/pe



2 comentários: