domingo, 18 de setembro de 2016

Por Nelson Wanderley; HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO- GARANHUNS-PE ( I PARTE)


HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
GARANHUNS-PE 


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada aos 25 de setembro de 1949, por decreto do Sr. Bispo Diocesano, Dom Juvêncio Brito, e sendo esta instalada em 02 de outubro de 1949.


A Paróquia recém-criada não tem, ainda, uma igreja própria que lhe sirva de Matriz. Os primeiros Redentoristas, que haviam chegado a Garanhuns em 1947 (Pe. Miguel Rademacher , Pe. Adriano Backx, Pe. Inácio Fenstra e Pe. Joaquim Van Dongen), são acolhidas por Dom Juvêncio Brito, no Seminário Diocesano São José . 

Provisoriamente a capela do Seminário São José fica como Matriz da nova Paróquia. Ainda em 1949, com a benção do Sr. Bispo é lançada a ¨primeira pedra¨ do ¨salão paroquial ¨que haveria de ser, também provisoriamente, a ¨primeira¨ igreja-Matriz do Arraial (já se pensava na igreja definitiva, a atual). A mesma preocupação existe quanto a uma residência definitiva para a comunidade Redentorista. Por isso, em abril de 1950, Pe. Carlos Maria Donker, Superior da Missão Redentorista de Garanhuns abençoa o lançamento da ¨primeira pedra¨ do Convento. (Hoje, Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). 

No dia 08 de dezembro de 1962, inaugura-se, em caráter provisório a nova ¨ Matriz ¨. ¨ O povo se mostra muito satisfeito com a nova Matriz ¨. Imorredoura gratidão aqueles Padres e Irmãos que deram tanto das suas forças para a construção da Matriz da Imaculada.

                                   PRIMEIRO PÁROCO-Pe. Pedro Kruter, CSsR- 1949/1953.


Tratando-se de uma Paróquia recém-criada, quase tudo está por começar. A organização interna faz-se necessário, bem como a formação de grupos leigos.
Foi criada o Apostolado da Oração e, um pouco depois a Liga Católica
¨ Jesus, Maria, José ¨(constituída só de homens), na época foi fundado cinco Centros de Catequese (na matriz e ¨pontas de rua¨).

Após um ano de instalação, acontecem as ¨ Santas Missões¨, pregadas por Pe. Victor Rodrigues, Pe. Miguel Rademacher e Pe. Raimundo Bergmans, com numerosa assistência do povo e copiosos frutos espirituais. Nessas missões, Dom Juvêncio administra pela primeira vez, o sacramento da Crisma.
A ação missionária, se estende, também, à zona rural, surgem Capelas do Sítio Muniz, Sítio Gameleira. 

Outra característica da Congregação é a devoção a Nossa Senhora, herança do seu fundador, Santo Afonso de Ligório. O zelo apostólico dos Redentoristas vai além do Religioso, por isso é construída para a educação das crianças pobres, a Escola São José, inaugurada no dia 30/01/1953, e com a ajuda de Dona Carmem Tude de Melo é instalada a ¨Cantina dos Pobres¨.
Assistência freqüente aos doentes, nas casas e hospitais, foi instituída a ¨Páscoa dos enfermos do Hospital Dom Moura¨ e a Páscoa dos enfermos da Paróquia.

Por sua vez foi realizado o ¨ Natal dos Pobres ¨, onde é hoje o Abrigo São Vicente de Paulo.
Este primeiro período da história da Paróquia do Arraial, foi marcada pelo Pe. Pedro Kruter, no seu dia-a-dia, deixava-se consumir pelo zelo da casa do Senhor.


                          SEGUNDO PÁROCO- Pe. ADRIANO BACKX, CSsR – 1953/1959



No Período de Pe. Adriano, a Paróquia teve grande desenvolvimento. A catequese foi dinamizada, onde se realiza o Dia do Catequista, crescia também a Liga Católica ¨ Jesus, Maria, José.¨ 
Introduziu a Legião de Maria, fundou a Sociedade da Sagrada Face, que tinha como finalidade, visitar enfermos e sepultar os mortos desvalidos.
Incentivou a pregação de Desobrigas ¨, nos povoados e sítios. (desobrigas são pequenas missões com a finalidade de alimentar a Fé do povo e dá oportunidade às pessoas para se confessar e comungar.
A Novena Perpétua, nas terças-feiras, andando pelas casas, fazia a entronização do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Grande realização de Pe. Adriano, no campo social, é a fundação do Centro Social São Geraldo, funcionando como Escola, Cantina e Ambulatório de assistência médica para crianças pobres da comunidade.
Foi inaugurada no mesmo ano a Capela, onde passa a ser celebrada a Missa das Crianças aos domingos.
Começam os alicerces para a construção da atual igreja matriz, a pedra fundamental é lançada no dia 11/02/1958.
Transferido para Campina Grande, é substituído por Pe. Teofânio.


                    TERCEIRO PÁROCO-Pe.TEOFÂNIO STALLAERT, CSsR – 1959/1962


Pe.Teofânio continua o trabalho de construção da Matriz. Como reforço à administração da Paróquia, chegam de Amsterdam, Holanda as beneméritas Irmãs da ¨ Divina Providência ¨. Madre Elisa superiora, Irmãs Oda, Jerônima, Gasparina e Majela. São, então, abertos cursos para instrução primária no Centro Social São Geraldo e Instituto São José.
Em abril/1961, inicia-se no final da rua Santa Quitéria, uma Capela em honra à Santa do mesmo nome.
A semana Santa é o ponto alto das celebrações litúrgicas: Via-Sacra, dramatizações, projeção de quadros luminosos. Todos, na Paróquia são alvo de particular atenção: Páscoa dos doentes, das Senhoras, moças, crianças, da classe operária.
Também em 1961 celebra-se as "missões" na Av. Santa Rosa, rua do Sossego (atual Augustinho Branco) e Matriz.
Celebra-se pela primeira vez a Novena do Menino Deus, em preparação à festa do Natal.
Tem particular significado para os Redentoristas, em Garanhuns, o ano de 1962, pois no dia 18 de janeiro, em sessão solene, o Sr. Bispo, Dom Adelino Dantas, entrega-lhes a "Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial", em caráter definitivo. O Sr. Bispo enaltece o trabalho dos Missionários na Diocese.
Pe. Teofânio regressa para Holanda em Julho de 1962..


Esta é a primeira parte da HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO- GARANHUNS-PE ( I PARTE) 


O blog Claudia Livre agradece a matéria disponibilizada pelo Sr Nelson Wanderley, que deu permissão de ser postada neste blog.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=626645014162578&set=a.109806089179809.18735.100004512543471&type=3&theater




                                                            Foto Nelson Wanderley                                   
                          




Nenhum comentário:

Postar um comentário