domingo, 6 de setembro de 2015

7 de Setembro: Excluídos de Garanhuns vão às ruas reivindicar direitos



“Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” este é o lema do 21º Grito dos Excluídos e Excluídas que deverá motivar manifestações em todo país. Realizado todos os anos no dia 7 de setembro, o Grito terá como pauta a reivindicação daqueles que lutam por igualdade, justiça, vida digna e que têm seus direitos negados e violados.


Em Garanhuns, movimentos sociais, sindicatos e demais coletivos se articulam para a realização da manifestação, que terá concentração a partir das 8 horas, no Seminário  São José, com a missa da Pátria e caminhada  as 10 horas. 

A proposta do Grito surgiu da esperança e do espírito profético dos cristãos que, aliados aos movimentos sociais, buscaram continuar pautando a reflexão proposta pela 2ª Semana Social Brasileira dos anos de 1993 e 1994 e Campanha da Fraternidade do ano de 1995, cujo tema era “Fraternidade e Exclusão”. Assim, nestes 21 anos de história, o Grito vem se desenvolvendo como um processo e compromisso coletivo.

"O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

Este é o Grito daqueles que se encontram à margem, daqueles que sentem as injustiças, daqueles que não querem privilégios, só querem seus direitos respeitados. Um Grito pelo DIREITO de VIVER, de ver e saber a VERDADE, de não ser CONSUMIDO pela ganância. Grito daqueles que, embora não sejam vítimas diretas, emprestam suas vozes por aqueles que já não têm voz pra gritar." 









Nenhum comentário:

Postar um comentário