quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Dengue de Garanhuns apresenta queda de 0,9%


Quinto ciclo do índice de dengue de Garanhuns apresenta queda de 0,9%
Novo levantamento mostra queda de 6,6% para 5,7%
17 de setembro de 2015

O quinto ciclo deste ano do Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de Garanhuns foi divulgado hoje (17). O percentual, que refere-se às casas que apresentaram larvas do mosquito Aedes Aegypyti, responsável pela transmissão da dengue e febre chikungunya, caiu de 6,6% para 5,7%. O levantamento é realizado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue de Garanhuns, com o objetivo identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação no município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. 

O percentual geral registrou uma diminuição de 0,9% em relação ao ciclo anterior. No Magano, por exemplo, o índice estava em 9.3% e caiu para 5,3%. No Manoel Xéu, o índice estava em 7,8% e, agora, reduziu para 0,0%. No bairro São José, o ciclo anterior registrou um índice de 5,5% e neste levantamento caiu para 3,8%. Porém, apesar da maioria das localidades terem apresentado um índice menor, alguns locais de Garanhuns registraram um aumento. Na Brasília, que estava com um índice de 4,8%, subiu para 6,7%. Outra localidade que registrou um índice mais alto foi a Vila do Quartel, que estava em 8,7% e agora está com 9,1%.

Um dos coordenadores do Programa Municipal de Controle da Dengue, Anilson Leite, reforça os cuidados que a população deve ter para combater o mosquito da dengue. “O apoio da população é fundamental nessa luta, por isso mantenha o seu quintal limpo, nem junte objetos que possam acumular água”, diz. O coordenador ainda enfatizou que mais de 90% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios. Em Garanhuns, ao todo, são 58.902 imóveis que são visitados pelos agentes de endemias do município, com a meta de visita cumprida a cada dois meses, quando é divulgado um novo levantamento.

O Programa Municipal de Controle da Dengue alerta toda população de Garanhuns a reforçar os cuidados para evitar e eliminar os focos do mosquito da dengue, pois devido a um problema de transportação, o Ministério da Saúde (MS) não distribuiu o larvicida, que combate o mosquito, aos municípios. Devido a esse problema, serão adotados métodos alternativos e as ações educativas serão intensificadas. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, até ontem (16), em Garanhuns,1.432 casos foram notificados como suspeita de dengue, dentre os quais 121foram confirmados. 

Texto: Ruthe Santana- ( SECOM-PMG) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário