Semana Municipal de Ciência e Tecnologia é realizada em Garanhuns
O objetivo da ação é aproximar a ciência e a tecnologia da população
Com a mesma proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns está realizando a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. A programação está concentrada hoje (26) e amanhã (27), em vários locais da cidade. O objetivo da ação é aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que reúnam instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica com uma linguagem acessível à população. Essa é a décima segunda edição do evento.
A abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Garanhuns aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no Parque Euclides Dourado. Na ocasião, a secretária de Educação e Esportes de Garanhuns, Janecélia Marins, explanou a importância das atividades. “A programação visa fazer com que os alunos e as pessoas, de um modo geral, tenham essa semana dedicada à ciência e tecnologia. Quando falamos em tecnologia pensamos em coisas grandes, mas tudo o que é fabricado pelo homem para facilitar a nossa existência é, também, tecnologia. Então essa semana é uma forma de trazer esse tema para uma reflexão, para que a população se conscientize a fim de sabermos fazer o uso adequado das tecnologias”, comentou Janecélia.
O secretário de Governo e Articulações Políticas Wanderley Lopes também esteve no momento de abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Garanhuns e explica o que esse evento traz para os garanhueses. “A tecnologia deve ser pensada a partir das coisas simples, não somente em grandes coisas. Infelizmente nós estamos deixando que a ciência e tecnologia dêem o ritmo das nossas vidas e deveria ser o contrário. Devemos usá-las a nosso favor. Essa semana é justamente para trazer a oportunidade de pensarmos em tecnologia e também vivenciar o pensamento dos outros. Então poderemos ver como as coisas começam, a partir de um simples pensamento, e como elas terminam, na luz pronta e preparada”, finalizou.
A abertura do evento contou com a participação da Orquestra Manoel Rabelo. Após esse momento, foi ministrado um curso de jogos e educação, realizado por estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), na Biblioteca Municipal Luiz Brasil. Paralelo a esse curso, foi realizada uma palestra sobre energias renováveis. Ministrada pelo professor Pedro Campelo, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a palestra foi realizada na Escola Estadual Henrique Dias. Ainda durante a manhã, foi realizada uma visita ao planetário, localizado no Parque Euclides Dourado.
As atividades para esta semana são desenvolvidas por meios inovadores que estimulam a curiosidade e motivam a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, que neste ano é “Luz, Ciência e Vida”. Palestras, cursos, exposições e visitações ao planetário farão parte das atividades.
Informação: SECOM- PMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário