sábado, 17 de outubro de 2015

Garanhuns: Fim de semana na Cidade movimenta Cultura, Saber e Lazer




Filig 2015 - Crianças visitam exposição de André Neves e criam ”árvore da vida”‏

Crianças visitam exposição de André Neves e criam "árvore da vida"  

Construir uma criativa “árvore da vida” essa foi a proposta de André Neves, durante a oficina de ilustração para crianças, na manhã deste sábado (17), no Polo Caramiolas, situado no Sesc Garanhuns.

Destinada a crianças entre três e 12 anos, a oficina começou com um bate-papo com André Neves sobre as diferenças entre um simples desenho e uma ilustração. Para deixar clara a diferença, o ilustrador desenhou em uma cartolina uma linda flor e depois a mesma flor agora com uma casinha em seu topo, um caracol e um rinoceronte. Comparando os dois desenhos, André Neves explicou que o segundo possibilitava contar uma história, portanto era uma ilustração.

Terminada a explicação o ilustrador convidou o grupo para conhecer a exposição “Tom”, resultado de ilustrações criadas pelo autor para o livro homônimo, que está na galeria do Sesc. Na entrada, André Neves disse para a criançada que ali era possível ver como “nasce” um livro.

O autor explicou como surgiu o livro “Tom” e depois como foram sendo criados os outros desenhos que resultaram na exposição. Sempre participativas, as crianças dialogavam com o ilustrador todo o tempo, passando as suas impressões sobre o que viam.

No final da visita, André Neves propôs que a criançada construísse em cartolinas, usando colagens e tintas, as árvores da vida, inspiradas na árvore que foi capa do livro “Tom”.

ADULTOS – Também manhã deste sábado, a ilustradora italiana Anna Laura Cantone contou um pouco sobre o seu processo de trabalho e inspirações e durante oficina voltada para o público adulto, realizada no Sesc de Garanhuns. “Adoro fazer ilustrações porque desta forma consigo conviver com o mundo da fantasia 24 horas por dia. Personagens surgem na minha mente o tempo inteiro, sempre estranhos, com alguma característica diferente”, contou a ilustradora, que é conhecida na Itália como “A Cantone do Nariz” porque muito dos seus personagens são narigudos.

Durante a oficina, ela mostrou alguns dos seus personagens e os materiais que utiliza para criá-los. “Adoro trabalhar com recicláveis porque é um tipo de material que incentiva a criatividade, também uso tinta acrílica, canetas diversas, jornais velhos e tecidos. Devemos explorar todas as possibilidades”, orientou a ilustradora aos participantes.

Ao final da oficina, ela pediu que todos desenhassem uma família de personagens, que tivessem características distintas, mas demonstrassem personalidade. A família poderia ser de humanos, mas também inspiradas em bichos ou até objetos. Ana Laura analisou todos os desenhos e deu dicas aos participantes.
Vem para o FILIG  A entrada é gratuita. Veja a programação completa no site.  

Mais Noticias http://claudialivre.blogspot.com.br/2015/10/garanhuns-acorda-que-o-filig-comecou-de.html


VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental foi realizado em Garanhuns‏



Mais de 180 alunos, da Rede Pública e Privada de Ensino, participaram da iniciativa
17 de outubro de 2015
Foi realizado na manhã de hoje (17), na Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, o VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental. A iniciativa teve como objetivo, reconhecer trabalhos de estudantes de escolas públicas ou privadas do município sobre a preservação da natureza. A ação é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarch) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). De acordo com a Secretaria foram 32 escolas inscritas – entre Rede Municipal, Estadual e Privada -, e, aproximadamente, 180 alunos participantes.
As modalidades trabalhadas pelos estudantes foram as seguintes: Os alunos do 1º ao 5º ano elaboraram desenhos e redação. Os estudantes do 6º ao 9º ano criaram um cordel ou uma redação. Participantes do Ensino Médio concorreram também com a criação de cordéis e redação, além disso, duas escolas, participaram apresentando projetos de educação ambiental continuada. A Escola Municipal Professor Petrônio Fernandes da Silva apresentou o projeto “Consumo Consciente: Um presente para o futuro”, já a Escola Santa Joana D’arc apresentou o “Escola Limpa”. Os concorrentes também criaram paródias sobre o tema ambiental. Os cordéis produzidos foram apresentados e avaliados no local.
Os participantes terão, ao final do concurso, reconhecimento na divulgação dos projetos, certificados de participação e classificação. Os ganhadores receberão premiações simbólicas e os três primeiros colocados, de cada modalidade, participarão de uma excursão para um hotel fazenda. No dia 24 de outubro, os alunos apresentarão suas paródias no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A premiação de todas as modalidades será no dia 31 de outubro, também no Centro Cultural. O VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental contou, ainda, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Cultura e a ONG Econordeste.
Texto e fotos: Samara Pontes

Programação de hoje 17 a partir das 18h 

No parque Euclides Dourado 

Cinema e pipoca gratuito 
‪#‎ProjetoRodaBrasildeItinerância‬


Projeto Esporte e Lazer no Parque será 
retomado a partir deste domingo (18)


#vemparagaranhuns 


Para seu fim de tarde um bom café no parque Pau Pombo 
                                                       

 Parque Ruber Van Der Linden
O que combina com com Literatura, cultura e arte? 
O melhor ‪#‎CaféEspresso‬ de ‪#‎Garanhuns‬, o nosso, ‪#‎RepúblicadoCafé‬
 Uma tarde com ‪#‎Café‬‪#‎literatura‬‪#‎cultura‬ e ‪#‎arte‬ 


.Esse é o ‪#‎FILIG2015‬ e ‪#‎RepúblicadoCafé‬
.
Venha tomar um delicioso ‪#‎CaféEspresso‬ neste ambiente único. Vem!!!





É hojeeeeeeeeeeeeeee!!! Emoticon heart
Vai ser arretado!!!
Couvert; Somente dez reais!!!
Postado por Andrea Amorim 


Neste Domingo, o Salada Louca vai acontecer no Restaurante Maria Rita e terá uma versão exclusiva tocando o melhor do forró do Brasil e uma seção especial dedicada a tocar os forrozeiros de Garanhuns e região: Dema Do ForróNando Azevêdo, Gláucio Costa, Messias Peixoto (Messias Santiago), Zezinho de Garanhuns, Mourinha Do ForróRonaldo Cesar,Rogério Rogério Diniz (Rogério e os Cabras) Jura Policarpo e O Bom Kixote, Ernando UrbanoMateus Cordeiro entre outros, e claro: O mestre de todos “Dominguinhos”.

Além da turma que entre tantos ritmos também manda super bem no forró: Michelly Dos AnjosAndrea AmorimLucyole Maranhão e outros.

Após o Salada Louca tem o som ao vivo dos amigos Gena de Altinho e Silvia Regina. Confiram abaixo toda programação de Sábado a Segunda.

Simbora pro Maria Rita, galeraaaaaa!
Postado por Aninha Marques em sua rede social 


PROJETO RODA DE SANFONA MESTRE DOMINGUINHOS VOLTA AO COLUNATA NESTE DOMINGO (18)
A partir das 11h da manhã, o som do autêntico forró pé de serra toma conta do centro de Garanhuns, com a volta da Roda de Sanfona ao local. Quem comanda a festa e recebe os convidados, sanfoneiros e forrozeiros de Garanhuns e região, é Messias e as Morenas Forrozeiras. Venha curtir e fazer parte desse grande encontro dos amantes da boa música
Fonte: Pagina Secretaria de Cultura 



#VemparaGaranhuns 


Minha postagem é para divulgar um pouco o que temos para o fim de semana em Garanhuns, aqui não tenho patrocínio de nenhum, fiz e faço por satisfação de divulgar o melhor. Sei que faltaram muitos  mais esses são amigos que me marcam em suas postagens . Portanto o blog é livre sem patrocínio para divulgar o fim de semana.









Nenhum comentário:

Postar um comentário