Filig 2015 - Crianças visitam exposição de André Neves e criam ”árvore da vida”
Crianças visitam exposição de André Neves e criam "árvore da vida"
Construir uma criativa “árvore da vida” essa foi a proposta de André Neves, durante a oficina de ilustração para crianças, na manhã deste sábado (17), no Polo Caramiolas, situado no Sesc Garanhuns.
Destinada a crianças entre três e 12 anos, a oficina começou com um bate-papo com André Neves sobre as diferenças entre um simples desenho e uma ilustração. Para deixar clara a diferença, o ilustrador desenhou em uma cartolina uma linda flor e depois a mesma flor agora com uma casinha em seu topo, um caracol e um rinoceronte. Comparando os dois desenhos, André Neves explicou que o segundo possibilitava contar uma história, portanto era uma ilustração.
Terminada a explicação o ilustrador convidou o grupo para conhecer a exposição “Tom”, resultado de ilustrações criadas pelo autor para o livro homônimo, que está na galeria do Sesc. Na entrada, André Neves disse para a criançada que ali era possível ver como “nasce” um livro.
O autor explicou como surgiu o livro “Tom” e depois como foram sendo criados os outros desenhos que resultaram na exposição. Sempre participativas, as crianças dialogavam com o ilustrador todo o tempo, passando as suas impressões sobre o que viam.
No final da visita, André Neves propôs que a criançada construísse em cartolinas, usando colagens e tintas, as árvores da vida, inspiradas na árvore que foi capa do livro “Tom”.
ADULTOS – Também manhã deste sábado, a ilustradora italiana Anna Laura Cantone contou um pouco sobre o seu processo de trabalho e inspirações e durante oficina voltada para o público adulto, realizada no Sesc de Garanhuns. “Adoro fazer ilustrações porque desta forma consigo conviver com o mundo da fantasia 24 horas por dia. Personagens surgem na minha mente o tempo inteiro, sempre estranhos, com alguma característica diferente”, contou a ilustradora, que é conhecida na Itália como “A Cantone do Nariz” porque muito dos seus personagens são narigudos.
Durante a oficina, ela mostrou alguns dos seus personagens e os materiais que utiliza para criá-los. “Adoro trabalhar com recicláveis porque é um tipo de material que incentiva a criatividade, também uso tinta acrílica, canetas diversas, jornais velhos e tecidos. Devemos explorar todas as possibilidades”, orientou a ilustradora aos participantes.
Ao final da oficina, ela pediu que todos desenhassem uma família de personagens, que tivessem características distintas, mas demonstrassem personalidade. A família poderia ser de humanos, mas também inspiradas em bichos ou até objetos. Ana Laura analisou todos os desenhos e deu dicas aos participantes.
Mais Noticias http://claudialivre.blogspot.com.br/2015/10/garanhuns-acorda-que-o-filig-comecou-de.html
VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental foi realizado em Garanhuns
Mais de 180 alunos, da Rede Pública e Privada de Ensino, participaram da iniciativa
17 de outubro de 2015
Foi realizado na manhã de hoje (17), na Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, o VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental. A iniciativa teve como objetivo, reconhecer trabalhos de estudantes de escolas públicas ou privadas do município sobre a preservação da natureza. A ação é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarch) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). De acordo com a Secretaria foram 32 escolas inscritas – entre Rede Municipal, Estadual e Privada -, e, aproximadamente, 180 alunos participantes.
As modalidades trabalhadas pelos estudantes foram as seguintes: Os alunos do 1º ao 5º ano elaboraram desenhos e redação. Os estudantes do 6º ao 9º ano criaram um cordel ou uma redação. Participantes do Ensino Médio concorreram também com a criação de cordéis e redação, além disso, duas escolas, participaram apresentando projetos de educação ambiental continuada. A Escola Municipal Professor Petrônio Fernandes da Silva apresentou o projeto “Consumo Consciente: Um presente para o futuro”, já a Escola Santa Joana D’arc apresentou o “Escola Limpa”. Os concorrentes também criaram paródias sobre o tema ambiental. Os cordéis produzidos foram apresentados e avaliados no local.
Os participantes terão, ao final do concurso, reconhecimento na divulgação dos projetos, certificados de participação e classificação. Os ganhadores receberão premiações simbólicas e os três primeiros colocados, de cada modalidade, participarão de uma excursão para um hotel fazenda. No dia 24 de outubro, os alunos apresentarão suas paródias no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A premiação de todas as modalidades será no dia 31 de outubro, também no Centro Cultural. O VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental contou, ainda, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Cultura e a ONG Econordeste.
Texto e fotos: Samara Pontes
Programação de hoje 17 a partir das 18h
No parque Euclides Dourado
Cinema e pipoca gratuito
Projeto Esporte e Lazer no Parque será
retomado a partir deste domingo (18)
#vemparagaranhuns
Para seu fim de tarde um bom café no parque Pau Pombo
Parque Ruber Van Der Linden
O que combina com com Literatura, cultura e arte?
O melhor #CaféEspresso de #Garanhuns, o nosso, #RepúblicadoCafé
O melhor #CaféEspresso de #Garanhuns, o nosso, #RepúblicadoCafé
Uma tarde com #Café, #literatura, #cultura e #arte
☕
.Esse é o #FILIG2015 e #RepúblicadoCafé.
Venha tomar um delicioso #CaféEspresso neste ambiente único. Vem!!!
É hojeeeeeeeeeeeeeee!!! Emoticon heart
Vai ser arretado!!!Couvert; Somente dez reais!!!
Postado por Andrea Amorim
Neste Domingo, o Salada Louca vai acontecer no Restaurante Maria Rita e terá uma versão exclusiva tocando o melhor do forró do Brasil e uma seção especial dedicada a tocar os forrozeiros de Garanhuns e região: Dema Do Forró, Nando Azevêdo, Gláucio Costa, Messias Peixoto (Messias Santiago), Zezinho de Garanhuns, Mourinha Do Forró, Ronaldo Cesar,Rogério Rogério Diniz (Rogério e os Cabras) Jura Policarpo e O Bom Kixote, Ernando Urbano, Mateus Cordeiro entre outros, e claro: O mestre de todos “Dominguinhos”.
Além da turma que entre tantos ritmos também manda super bem no forró: Michelly Dos Anjos, Andrea Amorim, Lucyole Maranhão e outros.
Após o Salada Louca tem o som ao vivo dos amigos Gena de Altinho e Silvia Regina. Confiram abaixo toda programação de Sábado a Segunda.
Simbora pro Maria Rita, galeraaaaaa!
Além da turma que entre tantos ritmos também manda super bem no forró: Michelly Dos Anjos, Andrea Amorim, Lucyole Maranhão e outros.
Após o Salada Louca tem o som ao vivo dos amigos Gena de Altinho e Silvia Regina. Confiram abaixo toda programação de Sábado a Segunda.
Simbora pro Maria Rita, galeraaaaaa!
Postado por Aninha Marques em sua rede social
PROJETO RODA DE SANFONA MESTRE DOMINGUINHOS VOLTA AO COLUNATA NESTE DOMINGO (18)
A partir das 11h da manhã, o som do autêntico forró pé de serra toma conta do centro de Garanhuns, com a volta da Roda de Sanfona ao local. Quem comanda a festa e recebe os convidados, sanfoneiros e forrozeiros de Garanhuns e região, é Messias e as Morenas Forrozeiras. Venha curtir e fazer parte desse grande encontro dos amantes da boa música
Fonte: Pagina Secretaria de Cultura
#VemparaGaranhuns
Minha postagem é para divulgar um pouco o que temos para o fim de semana em Garanhuns, aqui não tenho patrocínio de nenhum, fiz e faço por satisfação de divulgar o melhor. Sei que faltaram muitos mais esses são amigos que me marcam em suas postagens . Portanto o blog é livre sem patrocínio para divulgar o fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário