quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Garanhuns: Dia Internacional da Pessoa Idosa ''Cuidar bem do IDOSO é respeitar o nosso próprio futuro'








                            ''Cuidar bem do IDOSO é respeitar o nosso próprio futuro 
                                      '' SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na manhã dia (05), o Parque Euclides Dourado foi palco de uma celebração muito especial: O Dia Internacional do Idoso. A data é comemorada oficialmente no dia 01 de outubro, mas a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde e outros órgãos e profissionais voluntários, uniu esforços para realizar diversas ações aos usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
Dando início ao momento, a secretária de Assistência Social, Célia Sobral, falou sobre a satisfação de realizar a festividade: “Fico muito feliz em ver vocês aqui participando da nossa homenagem. Tudo foi pensando e realizado com muito carinho. Espero que todos possam desfrutar dos serviços que estamos oferecendo. Aproveitem!”, disse, na ocasião.
O Dia Internacional do Idoso no “Parque dos Eucaliptos” contou com ginástica e aula de dança; serviços de beleza como manicure, maquiagem e cortes de cabelo; aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C; teste de acuidade visual e manutenção de óculos; além de café da manhã, música ao vivo e sorteio de brindes.

Fotos: Carol Dourado
--

Mais de 200 garanhuenses são alcançados com serviços de saúde oferecidos no centro da cidade
Mobilização fez parte da programação do Neviga em relação ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

06 de outubro de 2016

Ainda em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro, uma ação de saúde e bem-estar foi realizada no Espaço Colunata, no centro da cidade. A programação, que segue até amanhã (07), é uma realização do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa de Garanhuns (Neviga), formado pelas secretarias de Saúde e Assistência Social, e contou com algumas parcerias, como o Serviço Social do Comercio (Sesc) e a Ótica Diniz. A ação iniciou às 9h e seguiu até 12h, alcançando mais de 200 garanhuenses. O tema da mobilização deste ano é “Cuidar é Preciso”.
 
Na ocasião, foram realizados exame de acuidade visual, testagem rápida de HIV, sífilis, Hepatite C, aferição de Pressão Arterial (PA) e avaliação antropométrica - método de investigação utilizado por nutricionistas, com base na medição das variações físicas e na composição corporal global. Além disso, os garanhuenses que passaram pelo centro da cidade nesta manhã, puderam reservar um tempo para praticar exercícios físicos e receberem orientações sobre como manter uma alimentação saudável. “É uma maravilha para o povo. Isso é uma beleza. Às vezes a gente está com uma doença e não sabe que tem. Então aqui a gente faz o exame e descobre aquilo que a gente pensa que não tem e pode se cuidar”, afirmou José Reinaldo Tenório, de 66 anos de idade, que participou da ação.
 
A coordenadora do Neviga, Bruna Paixão, falou sobre a importância de realizar ações como essa em Garanhuns. “Mais uma vez nós estamos aqui para chamar a atenção do público para esse dia e pela importância que é repassar essas informações aos idosos, tanto sobre os cuidados que eles devem ter, quanto para informá-los a respeito dos serviços para os idosos que nós temos aqui em Garanhuns. Mobilizações assim são de suma importância”, completou a coordenadora.

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG




Nenhum comentário:

Postar um comentário