sábado, 2 de julho de 2016

Dom Irineu era servo do Senhor. Sábio, Humilde e Carismático. O Dom Irineu que poucos Conhecia












 Creditos das fotos da Garanhuense Keilla Salvador que acompanhou Dom Ireneu a Joniville em sua rede socil fez sua ultima homenagem ;
"Um amigo, Padrinho, Pai Espiritual, sentiremos muita saudade... um lado do Dom que poucos conheciam"

"Foram 17 anos de convivência, cresci ao seu lado, o senhor me crismou, me casou, batizou o meu filhinho a quem tanto o senhor amava.
Todas as segundas feiras o senhor vinha nos visitar e eu fazia sopa pra o senhor.
Jesus conforta meu coraçãozinho pq ta doendo muito"




 Religioso respondia por 18 municípios, com cerca de 1 milhão de fiéis. Ele atuava há oito anos em Joinville, este ano completaria 39 como padre.

O bispo da Diocese de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi encontrado morto em casa por volta das 11h deste sábado (2).  A suspeita inicial, segundo a assessoria da Mitra Diocesana, é de que ele tenha sofrido um infarto.

Dom Irineu Scherer, de 65 anos,  tinha o hábito de acordar muito cedo para trabalhar. Os demais religiosos da casa onde morava, ao lado do Seminário Divino Espírito Santo, estranharam que a manhã avançasse sem que ele saísse do quarto. Como não receberam resposta a mensagens de texto e a telefonemas, resolveram entrar no dormitório de Scherer e o encontraram caído no chão já sem vida.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município para uma autópsia que deve apontar as causas da morte. “Inicialmente, suspeitamos de um infarto. Até onde sabemos, era um homem de boa saúde. Estamos muito surpresos com o falecimento que provavelmente deve ter ocorrido durante a noite”, disse o padre Ivanor Macieski.
Padre há 38 anos
Conforme Ivanor, Dom Irineu era padre há cerca de 38 anos. Natural de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, foi criado e ordenado padre em Toledo, no Paraná.
Scherer descobriu a vocação para o sacerdócio ainda na infância e entrou para o seminário aos 13 anos, para ordenar-se padre Diocesano em 1978. Foi bispo em Garunhuns, no Agreste Pernambucano, por uma década. Em Joinville, atuava há oito anos.

Extrema bondade
“Dom Irineu foi um grande pastor, acolhia a comunidade e a nós, padres, como um grande pai. Certamente, será lembrado como um bispo de extrema bondade”, contou o padre Ivanor Macieski.
Segundo a Mitra Diocesana, quando o corpo for liberado do IML, deve ter início o velório na Catedral de Joinville. Uma missa solene será presidida pelo Cardeal de São Paulo Dom Odilo Scherer, primo de Dom Irineu, às 15h de domingo (3). Na sequência, ocorre o sepultamento na Cripta da Catedral, onde estão enterrados outros bispos.
Conforme a assessoria da Diocese, Irineu era o maior representante da igreja católica em Santa Catarina. Ele respondia por 18 municípios, o que equivale a cerca de 1 milhão de fiéis.

Fonte: G1 SC


Bispo Diocesano

Nascido na Linha São Francisco, município de Cerro Largo (RS),
D. Irineu tinha 65 anos. Na Diocese de Toledo foi reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja; pároco das Paróquias de Quatro Pontes, Vila Nova, Marechal Cândido Rondon e da Catedral, em Toledo. Fez parte do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, Colégio de Consultores, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar, Coordenação de Decanatos Pastorais e Conselho
Diocesano de Pastoral. Foi um dos padres fundadores da Revista Cristo Rei.

D. Irineu foi ordenado bispo em 20 de julho de 1998, na
memorável “Festa da Fé”, em Toledo. Em agosto do mesmo ano, tomou posse na Diocese de Garanhuns, no Estado do Pernambuco, como o 9º bispo. Há nove anos era o bispo diocesano de Joinville, em Santa Catarina.

Dos onze filhos do casal de pioneiros de Toledo, Avelino e Maria
Alvina – ambos em memória –, D. Irineu e seu irmão Pe. Inácio Afonso Scherer seguiram a vida sacerdotal. Pe. Inácio é o atual pároco da Catedral.


Sacerdote desde janeiro de 1978, D. Irineu era formado Filosofia
e Teologia, com mestrado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Lecionou Filosofia por diversos anos na Universidade do Oeste do Paraná, em Toledo, assim como no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel.
Seu lema episcopal era “Fides mundum vincit” – “A fé vence o mundo”.



Nota de Pesar

O Governo Municipal de Garanhuns lamenta a morte do Bispo Dom Irineu Roque Scherer de 66 anos e informa ​que decreto
​u l
uto oficial de três dias pelo seu falecimento.

Dom Irineu esteve à frente da Diocese de Garanhuns por nove anos e exerceu sua missão frente à Igreja Católica com responsabilidade. Atualmente Dom Irineu exercia seu bispado na cidade de Joinville – SC desde 2007.




  Descanse em PAZ Dom Irineu, com tristeza recebemos a noticia. Hoje D.Rosalia, nossa  amiga lamentou e lembrou os momentos vividos em Garanhuns com sua  alegria que era constante.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário