O mercado de trabalho nunca esteve tão repleto de mulheres. Elas têm filhos, cuidam da casa, se viram com ou sem maridos e trabalham duro. Elas são médicas, professoras, mecânicas, biofísicas, generalas, e tudo o que elas quiserem.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quase 8 milhões de mulheres são empreendedoras no País, o que corresponde a 32% do total de donos de micro e pequenas empresas. Quando se afunila a pesquisa para os empreendedores iniciais (com até 3,5 anos no mercado), 50% são mulheres.
Porém, qual o espaço ou as funções que elas realmente ocupam? Por que os salários são, em média, 30% mais baixos que os recebidos pelos homens? Quem leva a preferência na hora de receber uma promoção? Como as empresas lidam com a licença maternidade? Estes são alguns dos temas abordados pela comunicadora Clarissa Siqueira, que recebeu a diretora técnica do Sebrae Ana Dias e a psicóloga e professora da UFPE Leiliane Souza.
Fonte e foto radiojornal.ne10.uol.com.br
Dados do Empreendedorismo Feminino no Brasil
- 55% das donas de pequenos negócios cursou, pelo menos, o Ensino Médio até 2012. Em 2002, fatia era de 39,3%
- Região Norte registrou expansão de 78% no número de empreendedoras entre 2002 e 2012
- Demais regiões: Centro-Oeste (36%), Sul (21%), Nordeste (12%) e Sudeste (10%)
- Sete milhões e 350 mil é o número de empreendedoras no Brasil
- Sete entre cada dez MEI, micro e pequena empresa, sobrevive aos primeiros dois anos de existência
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