IZAÍAS RÉGIS COMO ADMINISTRADOR DE GARANHUNS
Antes de Izaías se eleger prefeito de Garanhuns alguns duvidavam de sua capacidade de gestor. Muitos, principalmente nas classes média e alta, acreditavam que seu perfil era de parlamentar e nunca ele corresponderia quando estivesse no Poder Executivo.
Eleito, surpreendeu até seus próprios eleitores. Facilmente você encontra em Garanhuns quem revele estar satisfeito com o Governo Municipal e confesse “que não acreditava tanto na gestão”.
O que tem feito Izaías para cair nas graças da população do município?
Obras. Muitas obras. Por toda a cidade e beneficiando principalmente a periferia.
Quem, antes da eleição de 2012 acreditaria que o próximo prefeito pavimentaria 100% das ruas do bairro do Magano? Poucas pessoas. Mas isso hoje é uma realidade.
Alguém não entenderia como uma mera promessa de campanha se o então candidato tivesse dito que asfaltaria todas as ruas da Cohab II? Certamente pensariam se tratar de simples demagogia.
Acontece que o petebista sem ter prometido está realizando este sonho dos moradores do Conjunto Francisco Figueira: todas as ruas do bairro estão sendo pavimentadas.
As obras de infraestrutura da Prefeitura chegaram também à Várzea, a Manoel Chéu, ao Indiano, ao João da Mata, a Boa Vista, ao Vale do Mundaú, ao Parque Fênix, Brasília, Aluísio Pinto, a Heliópolis...
Agora mesmo ruas da Liberdade que há muito esperavam por obras de pavimentação acabam de ser contempladas pela ordem de serviço. E o trabalho já vai começar...
Nunca se fez tanto numa só gestão, em termos de obras de infraestrutura.
Mas é só isso? Asfalto, calçamento e asfalto?
Tem mais: quando Izaías Régis se elegeu prefeito as belas praças de Garanhuns estavam de dar dó. Todas foram revitalizadas e voltaram a ser motivo de orgulho dos moradores da cidade.
O Parque Euclides Dourado, que nunca teve uma calçada externa, foi contemplado logo no primeiro ano da gestão, para satisfação de seus muito frequentadores.
Garanhuns tinha ruas iluminadas precariamente, por um sistema antigo e anti-econômico. Aí as lâmpadas leds tomaram conta do centro e depois da periferia, chegando praticamente a todos os lugares.
Como a iluminação pública, hoje, é de responsabilidade dos municípios existem áreas com problemas. Mas isso há de se resolver. Não tá danado que o prefeito não tenha crédito junto à população para esperar um pouco. Afinal de contas é impossível fazer tudo de uma vez, e as demandas são muitas.
O Parque Euclides Dourado, que nunca teve uma calçada externa, foi contemplado logo no primeiro ano da gestão, para satisfação de seus muito frequentadores.
Garanhuns tinha ruas iluminadas precariamente, por um sistema antigo e anti-econômico. Aí as lâmpadas leds tomaram conta do centro e depois da periferia, chegando praticamente a todos os lugares.
Como a iluminação pública, hoje, é de responsabilidade dos municípios existem áreas com problemas. Mas isso há de se resolver. Não tá danado que o prefeito não tenha crédito junto à população para esperar um pouco. Afinal de contas é impossível fazer tudo de uma vez, e as demandas são muitas.
O CALO É A SAÚDE - Na saúde, que é o grande problema de todos os municípios, dos Estados e do País, apesar das dificuldades o prefeito tem procurado acertar, inclusive mudando de secretário quando se fez necessário.
Atualmente, com Alfredo Góis, as coisas têm melhorado. O Hospital Infantil, com boa qualidade, é hoje uma unidade de saúde que atende com decência os que precisam dos serviços municipais e os PSF, embora não sejam ainda o ideal, pelo menos estão com as equipes completas e não falta o básico para trabalhar, como num passado recente.
Ainda na saúde Garanhuns tem um excelente serviço de Transporte Fora do Domícilio (TFD) e está bem servido de ambulâncias como nunca.
A Educação melhorou com Janecélia Martins, embora possa avançar ainda mais, se envolver mais os professores, alunos e a própria comunidade. Além disso, é preciso entender que Garanhuns é o município pólo do Agreste Meridional e não pode se contentar com o “feijão e arroz” que qualquer cidadezinha faz.
Essa é a área - EDUCAÇÃO - de se inovar, revolucionar e para isso é necessário ter criatividade e ousar mais. Simples tecnocratas jamais serão revolucionários de coisa nenhuma.
No Governo de Izaías é inegável que as secretarias de Planejamento, Obras, Turismo, Cultura e Assistência Social estão funcionando bem, tanto que não há reclamações maiores e em três anos praticamente o prefeito não precisou mexer nesses setores.
A única troca nas secretarias citadas aconteceu quando Fernando Nunes resolveu voltar para Recife porque já tinha cumprido sua missão.
Governar quando o dinheiro está jorrando é fácil, difícil é administrar quando o Estado e o País vivem uma crise do tamanho dessa que estamos assistindo. Pois mesmo com todas as dificuldades políticas e econômicas o prefeito tem trabalhado sem parar, deixando uma marca que será difícil ser superada pelos que virão depois dele.
Fez tudo que precisava? Não. Nenhuma pessoa consegue chegar aos 100%. Tem defeitos? Sim. Quem não tem?
Por que existe oposição e crítica? Ora, porque a oposição é necessária, afinal de contas vivemos uma democracia.
Alguns não gostam de Izaías por conta de sua suposta vaidade (às vezes confundida com arrogância), mas acredito que é exatamente por conta desse sentimento que ele não se acomoda e quer sempre mais e mais para Garanhuns.
É um prefeito presente, que encontramos facilmente pelas ruas e que não esquece os velhos amigos. Aqueles dos tempos das “vacas magras”.
Na campanha dizia que queria ser “o melhor prefeito da história do município”.
Tivemos bons gestores nas últimas décadas, como Amílcar Valença, Ivo Amaral e Silvino Duarte.
Ninguém se admire se Izaías superar cada um deles. E olha que foram homens de visão quando estiveram no poder e fizeram muito por essa cidade.
Se o atual prefeito conseguir fazer mais que seu antecessores não precisa ninguém ficar com ciúmes. O que é bom para Garanhuns favorece os moradores, arranca elogios dos visitantes e faz o município avançar, conquistando respeito e o lugar que merece entre as outras cidades de Pernambuco.
Fonte : http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2016/01/izaias-regis-como-administrador-de.html
Quem é Roberto Almeida?
José Roberto de Almeida nasceu em Capoeiras. Começou seus estudos na Escola Dailva Siqueira, na terra natal e depois fez o antigo ginásio e colegial no Diocesano e Colégio XV. Concluiu jornalismo na Universidade Católica, em Recife e iniciou na profissão ainda como estudante. Foi revisor no Diario de Pernambuco, repórter e editor na Rádio Clube, repórter no Jornal do Commercio, editor na Folha de Pernambuco e Chefe de Reportagem na TV Pernambuco, além de Subsecretário de Imprensa de Estado na gestão de Carlos Wilson. Foi diretor de O Monitor, fundou o Correio Sete Colinas, o Jornal da Sete e o Jornal Marano. Foi secretário em Capoeiras na gestões de Zezinho, Aluízio e Dudu. Publicou os livros "Árvore dos Poemas", "Um Repórter na Cidade das Flores", "Na Terra do Presidente", "As Desventuras de Raulzito" e "A Geração de Eurípedes". Há cinco anos edita este blog, tendo como foco principal Garanhuns e o Agreste, mas aberto a noticiar fatos de interesse que ocorram no Brasil e no mundo.
Uma das mais recentes obras da gestão é a Pavimentação da Rua Gonçalves Mais, por trás do Hospital Dom Moura. Uma obra muito aguardada pela população por anos e que esta sendo um sonho realizado entre tantos ja concluído na gestão.
Em Tres (3) anos de sua gestão o prefeito Izaías Régis, tem administrado de forma totalmente planejada. Sabe o que deseja, seus objetivos e demonstra ter muito Amor por sua amada cidade Garanhuns e segurança em suas convicções notáveis.
Veja algumas obras já realizadas.
Bairro da Varzea Antes e Depois
O blog Claudia Livre, parabeniza a gestão e reconhece que uns defende a administração, os de oposição criticam em alguma situação. É assim que funciona a Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário