Foi adiada para quinta-feira (21) a inauguração da pista leste da Via Mangue, que leva da Zona Sul ao Centro do Recife. A obra seria inaugurada no domingo (17), mas a Prefeitura recebeu solicitação da Presidência da República para atender agenda da presidente Dilma Rousseff, que ainda deve ter a presença confirmada.
As obras da Via Mangue começaram em abril de 2011 e faziam parte das reestruturações da cidade para a Copa do Mundo. A pista oeste foi liberada em maio de 2014, meses antes do evento esportivo, enquanto a leste, que deveria ter sido entregue em dezembro do mesmo ano, só teve as obras retomadas em maio de 2015. O investimento para toda a Via Mangue foi de R$ 431 milhões; destes, cerca de 95% financiados pela Prefeitura do Recife e os outros 5% por convênio com o Governo Federal.
O trecho leste possui 4,5 km de extensão e, assim como o oeste, não possui semáforos ou cruzamentos. A expectativa é de que a pista leste absorva 30% do trânsito de carros da Avenida Boa Viagem: a média é de 37 mil carros por dia passando no local.
Na Avenida Conselheiro Aguiar, a redução de carros será de 15% dos mais de 36 mil carros que passam diariamente. Quem passar pelo local deve ter atenção à velocidade permitida de 60 km -- a partir do dia de abertura os radares já vão multar quem passar acima dessa velocidade.
A novidade da pista é a faixa cicloviária, que será implantada e já estará em funcionamento a partir da inauguração. A ciclovia vai ter a extensão da faixa leste: 4 km. Ela vai se unir à ciclofaixa já implantada na Rua Antônio Falcão, e à do Jardim Beira Rio, que será implantada junto com a abertura da pista leste e vai conectar a Ciclovia Via Mangue com a já existente no entorno do shopping RioMar, totalizando 7 km de extensão.
Fonte: G1.com nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário