domingo, 28 de julho de 2019

FIG 2019 encerra 29ª Edição , contagiando a emoção ao celebrar temas como; a PAZ, Respeito a Natureza ao Amor









Andrea Amorim - A cantora e compositora garanhuense, Andrea Amorim, abriu a programação da última noite de shows do 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Palco Mestre Dominguinhos. Veterana em participações no evento, a cantora possui 20 anos de carreira, com oito álbuns autorais e turnês por diversos países da Europa e também nos Estados Unidos. “Fiquei muito feliz pelo feedback que recebi pelas pessoas de Garanhuns, e dos visitantes. Foi incrível o show, preparei isso com muito amor, e percebi que as pessoas receberam isso com muito amor também”, afirmou a cantora após sua apresentação.
Maciel Salú - Grande representante da cultura popular de Pernambuco, o olindense Maciel Salú apresentou pela primeira vez no FIG, as músicas do seu álbum “Liberdade”, que possui dez faixas autorais, e foi lançado em 2018. Filho do Mestre Salustiano, o cantor e rabequeiro possui fortes influências de ritmos como o maracatu, a ciranda, coco e o cavalo-marinho; tendo passado por bandas como Orquestra Santa Massa e Orquestra Contemporânea de Olinda. “A gente vê que a rabeca, dos anos 90 pra cá, ganhou mais corpo. Poucas pessoas se interessavam pela rabeca, hoje a gente vê várias pessoas daqui de Pernambuco, que vêm de outros estados do Brasil e do exterior, vendo um pouco dessa cultura”, declarou o artista.
Mundo Livre S/A - Liderados por Fred Zero Quatro, um dos principais idealizadores do movimento Manguebeat, os pernambucanos do Mundo Livre S/A retornaram ao palco principal do FIG. Desta vez, a banda apresentou seu último projeto, intitulado “A Dança dos Não Famosos”, sétimo disco do grupo, que foi lançado em 2018. Também fizeram parte do repertório sucessos do Mundo Livre S/A, que está em atividade desde os anos 80, como “Meu Esquema” e “Mexe Mexe”. “Lembro que quando assinei o primeiro disco, junto com Chico Science, o diretor artístico enxergava a métrica de Chico como um herdeiro de Jackson do Pandeiro. Muito do que hoje reverbera de identidade brasileira na música nacional, tem a ver com aquele período”, afirmou Fred Zero Quatro, se referindo ao movimento Manguebeat.
Mariene de Castro - Penúltima atração desse sábado (27), a cantora Mariene de Castro levou muito samba ao Palco Mestre Dominguinhos do 29° FIG. A baiana também é compositora, instrumentista e bailarina, e se destaca por seu trabalho de longa data junto ao samba de roda. A artista é considerada uma das revelações da música brasileira dos últimos anos, e hoje apresentou seu show “Santo de Casa”; com participação dos artistas pernambucanos Lia de Itamaracá e Almério. “É o encontro da cultura popular, fazer isso, aqui em Garanhuns, com esses dois pernambucanos que admiro e respeito, está sendo um prazer”, pontuou Mariene, antes de seu show.
Encerramento e Maria Rita - Foram 10 dias de celebração artística e cultural em mais de 20 polos de animação pela cidade. De acordo com a organização do evento, cerca de 600 mil pessoas passaram por Garanhuns durante o período.
Encerrando a festa, a cantora e compositora Maria Rita animou o público presente no Palco Mestre Dominguinhos. A paulista retornou ao FIG após 10 anos da sua última apresentação, com o projeto “Samba de Maria”, criado em 2015, e que reúne os grandes sucessos dos seus 17 anos de carreira. “Esse festival é maravilhoso, é um dos maiores festivais que a gente tem no Brasil, tenho plena consciência disso. Desde sempre eu ouvia falar. Então, a primeira vez que eu vim, 10 anos atrás, eu já sabia desse tamanho. É muito importante ver que o espaço permanece com essa força”, finalizou Maria Rita.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa - (ACSI)
Fotos: Nichole de Andrade — (Secom/PMG)




Festival de Inverno de Garanhuns, termina sua 29º ,da melhor forma, com os artista contagiando a emoção ao celebrar temas como a Paz, Respeito, a Natureza e o Amor.
Andrea Amorim , Mariene de Castro, Maria Rita , Mundo Livre, Maciel Salu
Gratidão!!
Blog Claudia Livre
Fotos Ana Oliveira ( Blog Claudia Livre )


















                                                     Foto  Felipe Souto Maior - Fundarpe





Nenhum comentário:

Postar um comentário