quinta-feira, 9 de março de 2017

História de Garanhuns integra gerações nos Centros de Referência de Assistência Social




História de Garanhuns integra gerações nos Centros de Referência de Assistência Social
Reprodução da bandeira, exibição de vídeos, música, exposição e arte foram atividades promovidas durante toda a quinta-feira (09)


por CLOVES TEODORICO
09 de março de 2017

Um dia para ficar literalmente na história. É com esse sentimento que a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) faz um balanço de sua participação nas comemorações alusivas ao Dia de Garanhuns. Durante toda esta quinta-feira (09), os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) promoveram atividades de integração para manter viva a história do município, que completa 206 anos amanhã (10).

No Cras Bela Vista, o aniversário de Garanhuns foi trabalhado durante toda a semana. Os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) iniciaram as atividades com a reprodução, em papel, da bandeira do município; ontem (08), a representatividade de suas cores foi tema de discussão. Hoje, todos puderam finalizar as artes e assistir vídeos que contam, em detalhes, a extensa história de Garanhuns.

Preservando a cultura e sua influência na formação de um povo, o Cras Heliópolis reservou a quinta-feira para apresentações musicais. O Grupo de Violões e o Reisado Unidos com Alegria – ambos com criação no próprio Centro – entoaram canções que marcam décadas na “Suíça Pernambucana”. O mestre Gonzaga de Garanhuns conduziu parte do momento e aproveitou a oportunidade para repassar seus conhecimentos para os mais jovens.

Quem visitou o Cras Boa Vista pôde ver que a alegria predominou. Na área aberta do Centro, uma verdadeira festa. Simbolizando o patriotismo por Garanhuns, crianças, adultos e idosos cantaram o hino de Garanhuns e apresentaram danças – incluindo um Pastoril – com letras que remetem às peculiaridades naturais da cidade.

Duas comunidades quilombolas de Garanhuns contaram com atividades nesta quinta-feira. O Cras Quilombo executou uma oficina de produção de pontos turísticos com material reciclável na comunidade quilombola Caluête. Já no próprio Castainho, a bandeira foi reproduzida pelos moradores, que também estudaram a letra do hino do município.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, percorreu alguns Cras’s, durante todo o dia, para conferir de perto as ações. “É gratificante ver que os pequenos já começam a conhecer um pouco de nossa história, e os mais experientes repassam seus conhecimentos para eles. É tudo uma troca, servindo como integração para diversas gerações. Ver o resultado dos trabalhos feito à mão e a empolgação de cada um deles gratifica o esforço de nossas equipes de Assistência Social”, enfatiza a titular da pasta.

À tarde, a programação se concentrou nos Cras’s Magano e Várzea. No Magano, a ação contou com exposição de obras em material reciclável, incluindo réplicas de pontos turísticos de Garanhuns; explanação sobre sua história e apresentação teatral com expressão corporal. Já na Várzea, crianças produziram, tanto pela manhã como à tarde, maquetes e cartazes dos atrativos.

Fotos: Cloves Teodorico – SASDH





Nenhum comentário:

Postar um comentário