quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Ação “Sexta sem Aedes” leva conscientização à população de Garanhuns


Ação “Sexta sem Aedes” leva conscientização à população de Garanhuns


Ao todo, mais de dez localidades serão visitadas, uma vez por semana, até o mês de junho



O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (10), a ação “Sexta sem Aedes”.  O objetivo da iniciativa, que segue as recomendações da campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar”, lançada pelo Ministério da Saúde, é  conscientizar a população acerca das consequências da dengue, chikungunya e zika vírus. Em Garanhuns, o cronograma, foi desenvolvido para atender os bairros através do serviço dos agentes de endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PNCD-GUS) em parceria com a Atenção Básica.

A ideia é de que os profissionais da Secretaria possam ir a campo, buscando conscientizar por meio de ações educativas e do controle químico do Aedes aegypti. Os coordenadores do Programa de Controle da Dengue e de Vigilância Epidemiológica, Cilene Espinhara, Anilson Leite e Sísia Melo, também vão  se reunir com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) abordando a temática da campanha e enfatizando o combate ao Aedes aegypti para que eles possam trabalhar o tema nas residências e escolas de cada localidade. Ao todo, 14 bairros receberão as atividades até junho deste ano; a ordem de visitação foi determinada de acordo com os locais que apresentaram maior número no Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes Aegypti (LIRAa).

O trabalho dos agentes de endemias ocorrerá também em parceria com uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, de forma que eles possam identificar os possíveis focos do mosquito, a exemplo de terrenos baldios e áreas que possam acumular metralhas e lixo. “Esta é uma ação para que possamos trabalhar para reduzir ainda mais os índices do Aedes aegypti em nossa cidade. O diferencial é que vamos atuar intersetorialmente realizando atividades educativas com os estudantes da rede municipal e estadual de ensino e também com toda população, visitando residência por residência”, declarou Sísia Melo.

Cronograma de atividades - O cronograma seguirá uma frequência semanal, tendo início nesta sexta-feira (10), quando a equipe visitará a Escola São Cristóvão, no bairro Liberdade. Já na próxima semana, no dia 17, a ação será realizada na Escola Silvino Almeida, no bairro Manoel Chéu. No dia 03 de março as Escolas Aderbal Jurema e Luiz Tenório, no bairro Indiano recebem as atividades. Já no dia 10 de março é a vez da Escola de Referência em Ensino Médio Virgem do Socorro, localizada na Cohab I. O bairro Boa Vista recebe a ação no dia 17 de março, nas escolas Letácio de Brito, João da Mata e São Francisco de Assis. No dia 24 de março é a vez do bairro São José, incluindo as escolas Giselda Vieira Belo, Elisa Coelho e Professor Jerônimo Gueiros. Completando as atividades do mês, no dia 31 de março, o bairro Francisco do Santos Figueira (Cohab II), receberá as ações nas Escolas Simoa Gomes e Padre Dehon. As atividades serão realizadas sempre em horário matutino e seguem até o mês de junho.



Por Aquilles Soares (SECOM-PMG)
Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário