quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Grupos do Cras fazem apresentações durante a Festa de São Sebastião, no bairro da Boa Vista



              Pastoril do Cras Boa Vista faz apresentação em festa religiosa
Crianças de seis a 15 anos participam do grupo que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

18 de janeiro de 2017

O pastoril do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Boa Vista, localizado no bairro Francisco dos Santos Figueira (Cohab 2), em Garanhuns, participou na noite desta terça-feira (17), de uma festa realizada pela Igreja Católica. O grupo, formado por crianças de seis a 15 anos, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, monitorado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
A professora Jucineide da Silva, ressaltou na ocasião a alegria que as crianças demonstram ao se apresentarem em eventos da cidade.  “O pastoril é um resgate cultural da nossa cidade. Fico muito feliz porque eles irão dar continuidade a esses costumes. Eles dançam com o maior prazer. Quando recebem o convite para participar de festas na comunidade, eles se sentem reconhecidos, assim como eu”, comentou.
A titular da pasta, Célia Sobral, fala sobre os projetos realizados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um programa que atende crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único. Esse serviço tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, explica.
Pastoril - O pastoril é uma festa folclórica de origem portuguesa com influências francesas e de caráter religioso. A apresentação é uma mistura de músicas e danças que representam o nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, o pastoril, também chamado de folguedo, apareceu por volta de 1584 e tem um forte reconhecimento no Nordeste, devido aos conventos localizados na região, principalmente em Olinda, antiga capital de Pernambuco.




Grupo de Violões do Cras Heliópolis faz apresentação em festa religiosa
Crianças apresentaram músicas em comemoração ao Dia de São Sebastião
16 de janeiro de 2017

O grupo de violões do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis, em Garanhuns, se apresentou na noite desse domingo (15), durante a Festa de São Sebastião, no bairro da Boa Vista. As crianças encantaram os fiéis com músicas religiosas em celebração ao dia dedicado ao santo da Igreja Católica, que é comemorado na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro.
A titular da pasta, Célia Sobral, falou sobre a importância da iniciativa. “É muito importante que as crianças tenham uma atividade para que, desde cedo, despertem a criatividade. É essencial que os atendidos pelo Cras participem das atividades da comunidade, porque isso gera uma integração e eles se sentem reconhecidos”, explicou.
Ainda na programação da Festa de São Sebastião, o pastoril do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Boa Vista, vai se apresentar na noite desta terça-feira (17), a partir das 20h.
Texto e Foto: Daniela Batista – Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário