segunda-feira, 13 de março de 2017

Garanhuns dos Festivais, das Flores da Garoa. Dia de Garanhuns 206 anos de História


     Garanhuns completa 206 anos com programação plural
Atividades físicas, música e hasteamento dos pavilhões oficiais fizeram parte das festividades do Dia de Garanhuns

por DANIELA BATISTA
13 de março de 2017

O domingo (12) foi marcado pela comemoração do Dia de Garanhuns. Diversos eventos foram realizados durante todo o dia, em alusão aos 206 anos da criação do município. No começo da manhã, por volta das 7h30, uma caminhada celebrando o Dia Internacional da Mulher foi feita pelos Caminhantes do Parque em parceria com a Secretaria da Mulher de Garanhuns (Secmul). O grupo saiu do Parque Euclides Dourado e seguiu em direção à avenida Santo Antônio, para a solenidade de hasteamento dos pavilhões oficiais, que começou por volta das 8h.
“No grupo Caminhantes do Parque, nós temos quase 2 mil pessoas e cerca de 60% é de mulheres. Hoje resolvemos comemorar essa data significativa em parceria com a Secretaria da Mulher e ainda aproveitamos para celebrar o dia da nossa cidade e prestigiamos o hasteamento das bandeiras na frente da Prefeitura. Fechamos esse momento com muita alegria”, contou o presidente do Caminhantes do Parque, Walter Santana. Após o hasteamento, o grupo seguiu para o Parque Ruber Van Der Linden.
O vice-prefeito, Haroldo Vicente, participou do hasteamento das bandeiras e aproveitou para parabenizar o município. “Hoje é o aniversário da nossa cidade. Quero desejar parabéns a Garanhuns e aos garanhuenses. Nosso município cresce mais a cada dia, graças ao trabalho de dedicação de todos que fazemos essa cidade”, celebrou. Autoridades locais estiveram presentes na cerimônia e partiram o bolo ao som da apresentação da Orquestra Manoel Rabelo.
No Parque Euclides Dourado, o dia começou com muito esporte. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Turismo e Cultura, Comunicação Social, Finanças, Obras e Infraestrutura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, AMSTT; apoio do SESC/Garanhuns, da empresa LW Esportes e do 9º BPM, além de outras instituições da cidade, proporcionou campeonatos de voleibol, futevôlei, judô, xadrez e futebol no Parque Euclides Dourado. Aulas de capoeira, muay thai e zumba também foram oferecidas durante toda a manhã. Além das aulas, estandes de avaliação física e distribuição de alimentos saudáveis foram montados. Para as crianças, um espaço para recreação foi disponibilizado. O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, aproveitou para informar que, a partir de agora, aulas de zumba farão parte do projeto Corpo, Saúde e Movimento, todos os sábados, no turno da tarde.
A empresária Cristina Dias, participou da aula de zumba e comentou sobre a manhã de exercícios. “Eu acho ótimo essas atividades serem desenvolvidas aqui no parque. É uma ótima opção para trazer a família no dia de domingo e ainda se exercitar”, afirmou a garanhuense de 28 anos.
Por volta das 10h30 da manhã, um culto de agradecimento foi realizado na Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, em comemoração ao aniversário da cidade.
À tarde, o Euclides Dourado foi lugar de muita música. A Roda de Sanfona Mestre Dominguinhos foi iniciada por volta das 15h e reuniu um grande público, que também pôde usufruir da Feira do Parque. “Vim olhar a Roda de Sanfona com minhas três irmãs, sobrinha e madrasta, pela primeira vez e estou achando ótimo. Além de nos distrairmos, ainda viemos comemorar o Dia de Garanhuns”, compartilhou a aposentada Josefa de França, de 72 anos de idade. As apresentações seguiram até as 19h, com a participação de forrozeiros de Garanhuns e região.
A secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, comentou sobre o sucesso do evento com satisfação. “Iniciamos a semana de comemoração à criação de Garanhuns com o Domingo Cultural, domingo passado, e agora estamos finalizando com a Roda de Sanfona Mestre Dominguinhos, com o sentimento de alegria. A população está abraçando as atividades que o Governo Municipal tem oferecido e é muito importante que os garanhuenses participem”, finalizou.
As comemorações dos 206 anos de Garanhuns foram encerradas com uma missa de ação de graças na Catedral de Santo Antônio. O momento foi iniciado às 19h30 e reuniu os fiéis católicos de Garanhuns.
Fotos: Daniela Batista - Secom PMG

Fotos de Ana Oliveira dia 12 de Março em Garanhuns-PE 206 anos comemorado com muita cultura, lazer, arte e gastronomia na Roda de Sanfona e Feira do Parque















Terminando o Domingo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário