domingo, 18 de setembro de 2016

Por; Nelson Wanderley: CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.( III PARTE)


Por; Nelson Wanderley: CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.( III PARTE) 



                        SÉTIMO PÁROCO - Pe. ANSELMO MEINDERS, CSsR – 1967/1976.

Empossado na Paróquia do Arraial, pelo administrador apostólico da Diocese, Dom Acácio Rodrigues Alves. Com a cooperação de outros padres, implanta a Conferência de São Vicente de Paulo os Vicentinos, nas Capelas da Paróquia.
Por iniciativa sua, várias construções são feitas, praça em frente à Igreja, a atual Casa Paroquial, os Centros Comunitários da liberdade, Cohab I, Vila José Bernardino Teixeira e do Cristo Redentor, amplia o Centro Santa Quitéria e constrói a torre da Matriz.
Criou o primeiro Conselho Paroquial; em janeiro de 1970, o então diácono Luiz Gonzaga, possuindo o dom, o gosto e o amor pela música, organizou um ¨ Coro ¨ formado por 40 pessoas. Obtendo bons resultados, permanece ainda hoje com o nome ¨ Coral do Arraial¨.
O diácono Luiz Gonzaga é ordenado sacerdote pelo Sr. Bispo Dom Milton Corrêa Pereira.
Pe. Anselmo demonstra espírito inovador, introduz a comunhão sob as duas espécies, a confissão comunitária, a participação dos leigos, a celebração da Palavra, seguindo a orientação do Concílio Vaticano II.




OITAVO PÁROCO - Pe. FREDERICO TE LINTELO, CSsR – 1976/1978

Em 08 de fevereiro de 1976 toma posse como Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial, o Padre Frederico te Lintelo. Em julho do mesmo ano, Pe. Frederico faz uma campanha em prol dos flagelados da seca, pela qual a Paróquia do Arraial consegue uma boa ajuda para os irmãos vítimas do desgoverno (fato que ainda hoje se repete). 

Neste período, os Centros Comunitários Cristo Redentor, Santa Quitéria, Cohab I e São Cristovão recebem melhoramentos, como: cozinha, sanitários, muros, calçamento etc. 
Também na gestão do Padre Frederico, o Padre Luiz Gonzaga continuava atuando na Paróquia, à frente, sobretudo do Coral e da Catequese.
Em março de 1977 instala-se o Conselho Pastoral com dois representantes de cada Centro Comunitário.
Preocupado com o maior entrosamento dos Centros Comunitários com a grande Comunidade Paroquial, Padre Frederico organiza os Conselhos dos bairros com a finalidade de responsabilizar os líderes pelos referidos Centros.
No Natal destaca mais de cem grupos para celebrar a novena “Natal em Família”, o presépio vivo, organizado por Anízia, foi um sucesso.
Em setembro de 1977, houve a primeira reunião de formação para crismandos, com aulas ministradas por leigos. A experiência foi muito válida, conforme testemunhou o saudoso Dom Tiago Postma, "podendo servir de modelo para outras paróquias".
Com as campanhas realizadas e recursos da Holanda, instalou-se um serviço de som na Matriz, e inauguração das novas luminárias da Matriz.


                               NONO PÁROCO - Pe. TEOFÂNIO STALLAERT, CSsR – 1978/1984.


No dia 27 de outubro de 1978, toma posse como Vigário o Padre Teofânio Stallaert, que exercera a mesma função de 1959 a 1962. 

Nota-se uma sensível mudança no agir do Padre Teofânio, embora permaneçam nele características anteriores. Continuando a pastoral missionária faz adequações às novas metas que se baseiam nas instruções da pastoral diocesana e da Igreja Católica do Brasil, indicadas pelo Vaticano II. É fundado um Curso Bíblico. 
Comprovado o espírito missionário, Pe. Teofânio visita as casas dos bairros da Liberdade, Rua do Sossego, Santa Quitéria e as cercanias da Matriz e, ainda assume a Capelania da Escola Agrícola Santa Rosa, onde a catequese é feita por Irmã Laurice.
Sob a direção de Pe. Luiz Gonzaga, celebra 10 anos de existência do Coral do Arraial, onde acontece o lançamento do seu primeiro LP - ¨ Cantar a Alegria de Viver ¨. Na condição de convidado o Coral viaja para Fortaleza, onde integra o grande “Coral do Congresso Eucarístico Nacional” presidido pelo Papa João Paulo II, em julho de 1980.
Na caminhada espiritual em 1981, abriu todas as portas para o Movimento Carismático, dirigido por Ir. Carminha do Colégio do Arraial e Pe. Luiz Branco. Irmã Inês funda na Rua Santa Quitéria a Juventude Marial.
No ano de 1982, é celebrado o vigésimo quinto aniversário da morte de Dom Expedito Lopes. Com a colaboração dos agentes de pastoral, consegue realizar a prioridade da pastoral diocesana: A ordem geral para os agentes pastorais era não monopolizar os trabalhos, agir em grupo e dividir as responsabilidades.
Em janeiro de 1984, de modo simples, comprovando o seu espírito cristão, sem nenhuma despedida, deixando apenas uma carta, Padre Teofânio deixa a paróquia do Arraial para o seu sucessor, Padre Luiz Gonzaga.




DÉCIMO PÁROCO - Pe. LUIZ GONZAGA R. DUARTE, CSsR – 1984/1999.

Pe. Luiz Gonzaga foi o primeiro brasileiro a exercer as funções de Pároco da Paróquia do Arraial.
Em 1985, realiza-se a I Assembléia Paroquial, com vários objetivos, a cada ano tornavam-se mais produtivos, hoje vista a atuação eficiente dos assessores, escolhidos pelo Conselho Pastoral Paroquial. As opções pastorais da Igreja , a Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo, Pastoral Familiar, a Dimensão Política da Pastoral, Pastoral Social, entre outros.
Na atual gestão, foi criado o ¨ Informativo ¨, onde é publicado artigos sobre as várias dimensões da Evangelização, enfatizando a dimensão comunitária e política.
A ação evangelizadora da Paróquia desdobra-se nas Pastorais dos Sacramentos: Batismo, Crisma e Matrimônio.
A Pastoral dos Doentes, com equipe em todas as Comunidades, levando a Sagrada Comunhão.
Com Pe. Luiz Gonzaga, é implantada a Pastoral do Dízimo.
Ainda no campo da Pastoral, salientamos:
• a realização da Pastoral do Batismo;
• a implantação da Pastoral da criança;
• a realização do I Encontro de Casais com Cristo;
• a Infância Missionária.
Tem sido constante a preocupação do Pároco com formação dos agentes pastorais, foram criados vários cursos, encontros, trabalho constante de conscientização, realização de missões, capacitações.
No campo da Liturgia, o uso da Bíblia nas Missas, em lugar do Jornalzinho ¨ O Domingo ¨.
A equipe de Liturgia empenha-se nas celebrações das datas festivas, promovendo as comemorações:
1- Festa de Pentecostes;
2- Os destaques da Semana Santa;
3- Dia das Mães;
4- Festa do Jubileu de Prata de Pe. Luiz Gonzaga;
5- Os 40 Anos da Paróquia;
6- A Procissão de Corpus Christi;
7- Celebração dos Cem anos da chegada dos Primeiros Redentoristas ao Brasil;
8- Jubileu de Prata do Coral do Arraial;
9- Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal de Pe. Luiz Gonzaga.
Celebração dos Padroeiros das Comunidades:
• São Clemente;
• São José;
• São Cristovão;
• Santo Afonso;
• Santa Quitéria;
• Cristo Redentor;
• Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
• Sagrada Família;


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem sua festa no mês de junho. Em 1991, na festa da padroeira, dá-se destaque à comemoração dos 125 anos da entrega do ¨ Quadro da Santa aos Redentoristas em 1866, por Pio IX.
Inspirado pela espiritualidade de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista, o Pe. Luiz Gonzaga empenha-se em dinamizar a pastoral paroquial mediante a realização das “Missões Populares” nas comunidades. Assim, cada ano, quase sempre no mês das missões (outubro), uma Comunidade era alvo dessa atividade missionária.


Em 1988, esse dinamismo missionário cresceu com a chegada de três Missionários Redentoristas, vindo das províncias do Sul, para pregação das MISSÕES POPULARES NO NORDESTE: Padre Pedro Hélio (PR), Pe. José Luiz Salles (SP) , (Atual Dom José Luiz Salles, bispo de Pesqueira) e Pe. Mário Paim (GO). Estes missionários celebraram missões em todas as comunidades da Paróquia, e, no dia 08 de junho de 1988, quando do encerramento dessas missões na Matriz, Dom Tiago Postma, bispo diocesano de Garanhuns, mediante decreto, determina a mudança do título da Padroeira de: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO para NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.
Padre Luiz, como os demais párocos, cuida desde o início da conservação do patrimônio paroquial e com a colaboração da equipe de administração, conseguiu várias construções, reformas, restauração, ampliação etc. Construção de casas populares para pessoas que não tinha onde morar, a exemplo da “Vila Do Jubileu” na Massaranduba. 


Em 1999, Celebra a festa da “Paróquia Jubilar”, caminhando com a Mãe do Perpétuo Socorro, rumo ao Novo Milênio. Onde lança o livro intitulado “UMA HISTÓRIA CINQUENTENARIA NA MEMORIA DE UM POVO DE FÉ”.


Fotos e texto . Nelson Wanderley 





                                                                Foto PASCOM 

O blog Claudia Livre , mais uma vez agradece a matéria autorizada por Sr Nelson Wanderley, onde compartilho e divido o saber, com imensa satisfação da Historia da nossa Religião 







Nenhum comentário:

Postar um comentário