sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Aniversário da Estação Garanhuns teve história e teatro




                       Aniversário da Estação Garanhuns teve história e teatro
A plateia lotada demonstrou que a Estação Garanhuns continua sendo de suma importância para a história local


29 de setembro de 2017

Na noite desta quinta-feira (28), o lugar que recebeu passageiros e cargas por 79 anos foi palco para a história e a arte. Toda a trajetória da Estação Garanhuns, fundada em 28 de setembro de 1887, atualmente Teatro Luiz Souto Dourado, foi contada pelo historiador Cláudio Gonçalves, na palestra ‘Nos trilhos da estação - Estação Garanhuns 130 anos’, realizada em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural (IHGCG). E com muito bom humor, mesmo falando de um assunto tão sério quanto a chegada dos europeus a terras brasileiras, o diretor e ator Julierme Galindo apresentou a peça teatral ‘O Brasí é Nordestino’. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura reuniu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti vereadores, secretários, universitários, estudantes e a população para festejar mais essa data histórica.

Foi uma noite que superou até as melhores expectativas. A plateia lotada demonstrou que a Estação Garanhuns continua sendo de suma importância para a história local. Quem estava ali testemunhava um grande acontecimento, tal qual aqueles que também estavam em festa há quase um século e meio. Enquanto o professor Cláudio explicava detalhes de toda a trajetória das estradas de ferro no Brasil até chegar a de Garanhuns, detalhes iam surgindo. Os bancos que hoje estão no teatro, por exemplo, são da segunda classe de uma das locomotivas que passavam ali. Também estão preservadas lanternas de sinalização, cadeiras, arquitetura e outras particularidades do prédio tombado pela Fundarpe em 2012.

Mantendo o viés histórico, Julierme Galindo preparou um espetáculo com muitas cores e luzes, que provocaram desde as gargalhadas até a reflexão no processo de construção do Brasil. O ‘Brasí é Nordestino’, escrito assim mesmo, com a grafia alterada, retratou com personagens do Boi-bumbá várias passagens históricas como a descoberta do país, a colonização e o cangaço.

A secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, durante agradecimentos ao público mais uma vez reiterou a intenção de tornar a população mais próxima da programação do Centro Cultural. “É um trabalho contínuo e que precisa muito de parcerias. Por isso sou tão grata ao IHGCG, a Julierme e o professor Cláudio, a artistas como Espedito Dias e Mestre Fida, a todos da minha equipe e às Secretarias de Educação e Comunicação Social, que vêm nos ajudando a disseminar a cultura de Garanhuns dentro e fora do município”, declarou. Julierme completou a fala da secretária ao final da peça. “Agradecemos muito estarmos nesse palco numa noite tão especial. É uma honra. Agora sim, estamos onde o teatro deve estar”, disse.

EXPOSIÇÃO - A Exposição Artes na Estação, com Mestre Fida, o escritor Cláudio Gonçalves e o artista plástico Espedito Dias continua aberta no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O espaço está aberto das 10h às 17h, até o dia 03 de outubro e a entrada é gratuita.

Por/Fotos: Edméa Ubirajara/Secom PMG




Nenhum comentário:

Postar um comentário