domingo, 18 de setembro de 2016

Por Nelson Wanderley; - CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ( II PARTE)


Por Nelson Wanderley; - CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ( II PARTE)




QUARTO PÁROCO-Pe. GUILHERME VAN KEULEN, CSsR – 1962/1964.

Inaugura-se, em caráter provisório, no dia 08 de dezembro a nova Matriz. O povo se mostra muito satisfeito com a nova Matriz. “Imorredoura gratidão àqueles Padres e Irmãos que deram tanto das suas forças para a construção da Matriz da Imaculada”.

Em janeiro de 1963, as Escolas São José e São Geraldo, até então tidas como ¨ Paroquias ¨, são entregues às abnegadas Irmãs da Providência.
A luta no acabamento da Matriz é uma constante. Faltava naquela época piso e reboco.
Pe. Guilherme permaneceu como Vigário da Paróquia até maio de 1964.



                      QUINTO PÁROCO-Pe. RAIMUNDO BERGMANS, CSsR – 06/1964/12/64

Com Pe. Raimundo, como Vigário, a Matriz em fase de acabamento, celebra com grande solenidade em 28 de junho a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em julho, Irmã Inês, de saudosa memória, prepara, prepara na Capela de Santa Quitéria, a Páscoa dos pobres.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem no final deste mês, seu novo altar. Padre Tiago Postma, Nosso querido Dom Tiago, recém chegado da Holanda celebra, no dia 29 de novembro de 1964 a missa dos doentes. O novenário da festa da Padroeira arregimenta noiteiros em campanhas para arrecadação de donativos, não faltavam contribuições generosas.


                             SEXTO PÁROCO - Pe. FRANCISCO SAELMAN, CSsR – 1964/1967.

No dia 15 de dezembro de 1964 foi empossado o novo Vigário da Paróquia, o Padre Francisco Saelman, CSsR.
Em Janeiro de 1965, o Sr. Bispo Dom Adelino celebra na Matriz do Arraial e apresenta as mudanças litúrgicas do ordinário da Missa, advindas do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Cria-se a primeira Creche para crianças, que funcionava no subterrâneo da entrada do Convento.( hoje Casa de Saúde N.S.P. Socorro)
Em Março de 1965, foi o mês da liturgia, com celebrações da Santa Missa nas casas das ruas Santa Rosa e Raposa (atual Rua da Liberdade). As missas eram preparadas pelas Legionárias através de filmes e aulas bíblicas. Líderes leigos eram chamados a assumir sua responsabilidade na Igreja.
A formação Cívico-Cultural, sob o patrocínio do Lions Club, foi criado um grupo de Escoteiros.
A Família sempre foi a grande preocupação das Pastorais, em razão disso, não poderia faltar cursos de preparação de noivos ao matrimônio. Eram quatro semanas de curso, com palestras ministradas pelo Vigário, por Dr. Ivaldo e Manuel Lustosa, além da saudosa professora Lusinete Laporte.
Foi tal a credibilidade da Ação Missionária dos Redentoristas, que Padre Francisco Saelman, Vigário, foi nomeado Coordenador da Catequese da Diocese. Não só o Bispo mas o próprio clero aplaudia esse trabalho realizado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial.


Fotos e Textos do Sr Nelson Wanderley 


                                          Foto Nelson Wanderley 






Nenhum comentário:

Postar um comentário