terça-feira, 18 de julho de 2017

POPULAÇÃO DE GARANHUNS RECEBEU HOJE (17) A REABERTURA DO CENTRO CULTURAL ALFREDO LEITE CAVALCANTI

                                               Foto Ana Oliveira
                                                     Foto Ana Oliveira
                                                   Foto Ana Oliveira
                                                              Foto Ana Oliveira
                                                Foto Ana Oliveira
                                                                           Foto Ana Oliveira
                                                            Foto Ana Oliveira


                                                                         Foto Daniela Batista
                                                        Foto Daniela Batista
                                                             Foto Ana Oliveira
                                                                 Foto Ana Oliveira
                                                                         Foto Ana Oliveira
                                                                 Foto Ana Oliveira

                                                                Foto Ana Oliveira
                                                                      Foto Ana Oliveira

                                                                    Foto Danilela Batista
Foto Ana Oliveira
Emoção, Beleza, História ,Cultura  marcou reabertura do Centro Cultural em Garanhuns-PE Familiares de Alfredo Leite Cavalcanti,  que dá nome ao local,  participaram do momento viabilizado pela Prefeitura Municipal
                                                                   Foto Ana Oliveira
Foto Ana Oliveira


O balé da Companhia de Dança Marta Melo anunciou em uma apresentação especial o que há muito se esperava em Garanhuns: o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti foi entregue novamente à população local. Após um intenso período de trabalho de uma equipe multitarefa e dedicada, a antiga estação ferroviária reabriu as portas. Na noite desta segunda-feira (17), o público ainda pôde conferir a recepção de Gonzaga de Garanhuns junto com alguns componentes do reisado e a poesia da bisneta de Alfredo Leite Cavalcanti, a professora Jackelinne Brasileiro, que recitou em versos a história do parente ilustre. Para encerrar, a Orquestra Manoel Rabelo apresentou um repertório próprio para a data. O trabalho de recuperação do Centro Cultural envolveu as Secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Turismo e Cultura, com apoio da Secretaria de Comunicação Social.

O cheiro de tinta fresca e o brilho de cada detalhe espelhavam o resultado do trabalho de uma equipe de mais de 30 pessoas, entre marceneiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, mestre de obras e outros profissionais que se envolveram na obra. O secretário de Infraestrutura, José Gundes, que cuidou de perto do trabalho, destacou o cuidado de cada trabalhador que tornou a noite realidade. “Meu sentimento é de realização. Não só minha realização, mas da equipe. Eles se envolveram de uma forma que tocou a todos que estavam trabalhando aqui”, afirmou.

A recuperação do Centro Cultural começou há pouco mais de 20 dias e a intenção, de acordo com o prefeito Izaías Régis, sempre foi entregar o local ao povo de Garanhuns. “Luiz Souto Dourado fez não somente um teatro, mas um centro de cultura e a cultura é a nossa história. É um patrimônio das pessoas que movimentam a cultura local e será entregue para aquilo que foi construído”, ressaltou.

Um dos momentos de destaque, elogiado pela professora aposentada Zuleide Pontes, foi a poesia recitada pela também professora Jackelinne Brasileiro. “Foi linda a apresentação. E tudo aqui está como antigamente, não somente as cores. É como se voltasse para a época do trem mesmo. Tenho muito a agradecer por viver esse momento”, falou.

Ainda emocionada, Jackelinne declarou que estar presente nesse momento e trazer toda a família para relembrar a importância que Alfredo Leite Cavalcanti teve para Garanhuns foi gratificante. “Eu pesquisei muito sobre o meu bisavô e acabei descobrindo que o meu gosto pelo teatro, pela música, pela arte veio dele. Quando fui convidada para esta homenagem vi que ele continua vivo no coração da gente”, disse.

A continuidade tão solicitada pelos garanhuenses foi afirmada pela secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, que adiantou que o objetivo é trabalhar todas as linguagens culturais no espaço. “Estou muito feliz de ter conseguido realizar essa entrega à população. No segundo semestre lançaremos uma programação regular, com exposições, oficinas, cursos e outras ações que mantenham a movimentação que já foi característica daqui”, disse.

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que foi estação ferroviária de 1887 a 1971, abrirá as portas novamente nesta quinta-feira (20), na abertura do 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Por Edméa Ubirajara








Nenhum comentário:

Postar um comentário