sexta-feira, 19 de maio de 2017

Governo Municipal se faz presente no segundo dia da Bienal- Diversão à vontade para os pequenos na III Bienal do Livro do Agreste



Governo Municipal se faz presente no segundo dia da Bienal
A principal novidade é a realização da 1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns junto ao evento
edição EDMÉA UBIRAJARA
19 de Maio de 2017
Durante a manhã de hoje (19), a III Bienal Internacional do Livro do Agreste contou com a participação de alunos da Rede Municipal tanto no palco, quanto na plateia da estrutura montada na Praça Mestre Dominguinhos. No Colégio Diocesano, a Jornada Pedagógica de Garanhuns também teve continuidade com shows infantis e contação de histórias. A III Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.
Depois de tantas apresentações, o aluno do 5º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, Elvis da Silva comenta o quanto está satisfeito com a visita à Bienal e a importância desse incentivo para eles. “A Bienal traz a cultura para dentro da gente. Eu gosto de ler, assistir e fazer apresentações. Era legal que tivesse sempre”, disse.
No Colégio Diocesano a Secretaria Municipal de Educação trouxe para a programação da III Bienal Internacional do Livro do Agreste os shows de Yale Feitosa e Drica Shinohara, que se apresentaram para alunos de 18 escolas municipais. O gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Carlos Alberto, explica que o objetivo desses shows é aproximar mais as crianças da literatura, da leitura e da contação de histórias. “Precisamos estimular esse gosto pela leitura. Anteriormente eles tinham apenas a visitação à Bienal, então decidimos inovar”, enfatizou Carlos.
A aluna Cristina Feitosa, 9 anos, da Escola Silvino Almeida de Oliveira esteve presente no show infantil onde estava bastante realizada e surpresa. “Gostei muito da apresentação, foi incrível. É bom quando a gente sai para aprender fora da sala de aula”.
IHGG - O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns está presente na III Bienal com um estande onde estão expostas imagens históricas da cidade, parte da mobília do ex-prefeito Celso Galvão e muitos livros sobre a história de Garanhuns e cidades vizinhas. O Centro de Estudo de História Municipal de Pernambuco também utiliza o mesmo espaço. O escritor Ígor Cardoso, que é membro do Centro de Estudos de História de Pernambuco e um dos fundadores do Instituto Histórico de Garanhuns, relatou o quanto está satisfeito por está participando pela primeira vez da Bienal com o estande e realizando palestra. “Está presente aqui no estande a obra de Alfredo Leite Cavalcante, que é a ‘bíblia’ da história de Garanhuns, uma obra esgotadíssima e que, com a parceria com o Centro de Estudos, conseguimos disponibilizar aqui”, disse.
Fotos: Gabriela Ramos/SECOM


              Diversão à vontade para os pequenos na III Bienal do Livro do Agreste

Lançamento de livros, shows, contação de histórias e apresentações teatrais integram a programação infantil

19 de maio de 2017

Brincadeira, música, filmes e histórias, muitas histórias, fazem parte da maratona da III Bienal do Livro do Agreste que acontece até este domingo (21), das 9h às 21h, na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. O evento está recheado de atrações gratuitas para a garotada, para entreter os pequenos e, principalmente, despertar o interesse na leitura.

Uma das apresentações mais aguardadas é o show com Tio Bruninho, marcado para a tarde do sábado (20), às 14h. Reconhecido como um dos maiores compositores de música infantil de Pernambuco, Bruno César já tem 4CDS e 2 DVDS lançados e promete fazer a alegria da garotada. “Unimos em nosso repertório composições próprias, mas também incluímos canções da cultura popular”, explica Tio Bruninho.
Vários autores infantis vêm prestigiar a III Bienal do Livro do Agreste. Entre eles, o bodocoense Cícero Belmar, que recentemente foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras. No sábado (20), às 16h30, Cícero lança os livros O Presente de Júlia e Sem Pé Nem Cabeça e bate um papo sobre as obras como parte da palestra Quebrando preconceitos contra a literatura infantil.
Na publicação O Presente de Júlia, Belmar conta uma história comovente de carinho e solidariedade entre uma criança e um animal. Já em Sem Pé nem Cabeça, o escritor apresenta um conto muito curioso, sobre dois animais de estimação.
Ainda no sábado, o escritor Josué Limeira autografa O Pequeno Príncipe em Cordel. Utilizando a linguagem de cordel, a obra é uma releitura do original de Saint-Exupéry. Através de versos e rimas, o autor relata as aventuras do Pequeno Príncipe em busca do verdadeiro valor da amizade. O autor aproveita a ocasião e lança também Dona Boca e a Revolta dos Corpos
Diariamente, as crianças também poderão conferir apresentações das escolas municipais de Garanhuns, que levarão trabalhos realizados em sala de aula para o palco da Bienal. “É uma ótima oportunidade para os alunos transporem os muros das escolas e mostrarem seus trabalhos para o grande público”, afirmou o diretor de Feiras da Andelivros, Alventino Lima.
Também na programação diária, o projeto Uma Visita Muito Especial exibirá filme para a garotada, que, na sequência, participarão de atividades recreativas e visitarão a feira acompanhadas pela equipe da Editora Paulus.

No domingo, o grupo de teatro de bonecos da Escola Santa Joana D’Arc abre a programação, que contará ainda com da roda de leitura de autores pernambucanos comandada pela professora Yale Feitosa.

III Bienal do Livro do Agreste
Data: 17 a 21 de maio
Horário: das 9h às 21h
Local: Praça Mestre Dominguinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário