sexta-feira, 19 de maio de 2017

A III Bienal Internacional do Livro do Agreste em Garanhuns -PE ( 17 a 21 de Maio 2017)


III Bienal Internacional do Livro do Agreste é aberta oficialmente
Solenidade aconteceu na noite de quarta feira (17), na Praça Cultural Mestre Dominguinhos


por CLOVES TEODORICO


A III Bienal Internacional do Livro do Agreste foi aberta, oficialmente, na noite dessa quarta-feira (17), na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A ocasião contou com a participação de diversas autoridades de Garanhuns e da região, tendo ainda a apresentação da Orquestra Manoel Rabelo. O evento, que segue com extensa programação até o próximo domingo (21) e deve atrair, de acordo com a organização geral, cerca de 250 mil pessoas, é realizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) com apoio da Prefeitura de Garanhuns.

A professora, cordelista e escritora garanhuense Edilene Soares é uma das homenageadas deste ano. Com seu histórico de dedicação à educação, fez um discurso emocionado de sua relação com a leitura, agradecendo o reconhecimento pela homenagem. “Sou apaixonada pelo que faço. Sempre tive meus sonhos e um deles era de ser professora. A poesia e o cordel me ajudaram na construção do conhecimento e a ajudar ao próximo”, enfatizou.

Iuri Maia Leite, diretor geral da Rede Globo Nordeste e filho do jornalista Ronildo Maia Leite, que também é homenageado da bienal, contou estar lisonjeado pela homenagem feita ao seu pai. Ele também falou sobre as mudanças no jornalismo. “Estou honrado pela homenagem pois sei da contribuição de meu pai para a sociedade por meio da informação. Meu pai já falava sobre essa transformação que estamos passando hoje por conta da tecnologia, a revolução tecnológica”, afirmou Iuri.

No uso da fala, a secretária de Educação de Garanhuns, Kauely Almeida, destacou a relevância do município sediar um evento de porte internacional. A titular da pasta também evidenciou que a leitura é a base para o desenvolvimento de uma sociedade. “A leitura e esse gigantesco mundo já se faz presente em nossas escolas da Rede Municipal de Ensino. A bienal serve como uma extensão do que nossos professores pontuam em sala de aula”, finalizou a secretária.

O secretário de Planejamento e Gestão, Evilson Rêgo, representou, institucionalmente, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que estava em agenda na Capital Federal. Evilson agradeceu a dedicação da equipe envolvida na bienal e ressaltou a importância da leitura enquanto estímulo às pessoas. "O exercício da cidadania é reflexo do nosso conhecimento e a leitura, base central desse evento, nos dá essa condição”, pontuou o gestor.

Também fizeram uso da fala na cerimônia de abertura a gerente-executiva da unidade do Sesc Garanhuns, Ivânia Cristina Barros, e o diretor de eventos da Andelivros, Alventino Lima. O evento de abertura contou ainda com uma mesa-redonda mediada pela jornalista Janaína Lima. Nela, participaram os jornalistas Francisco José, Ivanildo Sampaio e Iuri Maia Leite. O assunto discutido foi o trabalho de Ronildo Maia Leite e sua contribuição para a comunicação. Após a mesa, Francisco José lançou o livro ’40 anos no ar’, seguido de uma sessão de autógrafos.

Nesta quinta-feira (18), a programação começou cedo. Pela manhã, houve apresentações culturais de escolas municipais, oficina e um sarau literário. À tarde, haverá novas apresentações culturais, mesa-redonda, recital, homenagens, roda de conversa, entre outras atividades. A programação completa pode ser acessada pelo: www.bienaldolivrodoagreste.com.br.

Fotos: Cloves Teodorico



 A quinta-feira (18), primeira manhã da III Bienal Internacional do Livro do Agreste foi iniciada com muita arte e cultura. As crianças das escolas e creches municipais de Garanhuns se apresentaram para o público que estava chegando para visitar a feira.  Homenageando a Música Popular Brasileira, os alunos da creche Marta Abreu performaram a música “Aquarela” do cantor e compositor Toquinho.




por Daniela Batista

Por volta das 10h, os estudantes do 2º ano da escola Governador Miguel Arraes de Alencar fizeram uma dramatização da história da Chapeuzinho Vermelho e embelezaram ainda mais o grande evento. Simultaneamente, a oficina “Eu, repórter: A elaboração da notícia pelo cidadão”, ministrada pelos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Caruaru, reuniu pessoas que apreciam o jornalismo e a produção de notícias.
Para encerrar a série de apresentações teatrais, a escola Professor Petrônio Fernandes levou um espetáculo de dança, realizado pelos alunos dos 3º, 4º e 5º anos, que fazia alusão ao sertão nordestino, interpretando músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga e da cantora Elba Ramalho.

Durante todo o dia, alunos das escolas municipais estão visitando a feira. Segundo a Secretaria de Educação, no período da manhã, mais de 10 escolas municipais já passaram pelo evento. Além de espaços para editoras e escolas, a Prefeitura Municipal de Garanhuns também tem o seu lugar. O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG); as secretarias de Comunicação, Educação, Turismo e Cultura; a biblioteca do Serviço Social da Indústria (Sesi) – que possui o apoio do Governo Municipal e a Biblioteca Ler é Preciso estão marcando presença no evento.

A partir das 14h, as apresentações culturais continuam. A creche Santa Clara e as escolas Virgília Garcia e José Brasileiro Vila Nova devem atrair mais visitantes. Mesas-redondas e oficinas também serão oferecidas. A programação completa pode ser acessada pelo: https://bienaldolivrodoagreste.com.br/
Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG



Um comentário:

  1. Ola sou autor que gostaria de participar.
    deixo meu contato
    celogirard@gmail.com

    ResponderExcluir