domingo, 24 de julho de 2016

Grande espaço das artes visuais no Festival de Inverno de Garanhuns, A casa Galeria Galpão

        Exposição de Daniel Santiago sugere um passeio por diferentes fases de produção do artista


De acordo com Márcio Almeida, coordenador de Artes Visuais da Secult-PE, a programação foi norteada pela transversalidade e horizontalidade das linguagens, algo que se reflete principalmente nos trabalhos expostos na Casa Galeria Galpão, um dos 22 polos do Festival de Inverno de Garanhuns, que vai funcionar do domingo (24) até o domingo (30). “A proposta é oferecer um recorte das diferentes possibilidades que as artes visuais vêm apresentando dentro do cenário complexo da arte contemporânea”, explica o gestor. Por isso, a programação da Casa contempla desde os desenhos, presentes em exposições como Cavani Rosas vai ao cinema e Chacrona, esta última da artista Priscila Lins – passando pela técnica de videomapping, adotada pelo VJ Gabriel Furtado na intervenção Epitáfio Epifania, conectando, ainda, as artes visuais com a literatura na instalação Eu Passarilho. Também ganha visibilidade a linguagem da HQ a partir das charges do ilustrador e jornalista Humberto Teixeira. A Casa Galeria Galpão também será palco da aproximação com outras linguagens através das performances Matéria do Infinito, de Leo Silva, na quinta-feira (28), e Retratos Escorregadios – Apropriações Poéticas dos Erros, de José Juva com Camilo José, Jonatas Onofre e Ítalo Dantas. Nesta última, os artistas irão mesclar artes visuais com fotografia e literatura a partir de imagens de transeuntes que serão feitas durante o evento. A partir das fotografias, serão realizadas intervenções e poemas que o público poderá conferir na performance que será apresentada no domingo (30).


A importância da mulher no resgate da essência é o que revela a exposição Chacrona, da ilustradora e artista plástica Priscila Lins. Por meio de desenhos, pinturas, colagens e recortes em madeira, Priscila personifica o sagrado feminino que vivenciou em encontros xamânicos, de onde tirou o nome da mostra, uma referência à folha usada para preparar o chá da ayahuasca. “Estamos passando por um momento de muita instabilidade emocional, tanto no mundo como no ser mulher. O intuito da mensagem da exposição é trazer essa essência feminina mais selvagem. Por isso eu falo sobre parto, sangue, menstruação, rituais, ancestralidade. É o resgate da mulher chacrona, essa mulher que é forte e sensível ao mesmo tempo, que traz a energia de empoderamento feminino, da busca pela essência”, reflete a artista.

Outro destaque é a exposição inédita Cavani Rosas vai ao cinema, na qual serão apresentados 15 quadros contendo desenhos, cenários e storyboards de trabalhos que Cavani Rosas fez para curta-metragens de animação do cinema pernambucano. Entre os filmes estão Sob a Pele, de Pedro Sotero, Deixem Diana em Paz, de Júlio Cavani e O Ex-Mágico, de Olímpio Costa. Tratam-se de trabalhos feitos exclusivamente com Bico de Pena, um ícone da trajetória de Cavani e síntese de sua poética enquanto desenhista, que se tornou uma referência para as artes plásticas desenvolvidas no Nordeste.


Mais conhecida pela projeção de imagens em faixadas de edificações, a técnica de videomapping chega ao FIG por meio do trabalho do VJ Gabriel Furtado, que nos dias 28, 29 e 30 fará uma intervenção urbana em frente à Casa Galeria Galpão. Batizado de Epitáfio Epifania, o trabalho consiste na adequação de recortes projetados em copas de árvores. Gabriel escolheu como conteúdo das projeções trechos e passagens que se referem à poluição ambiental, além de elementos que remetem a um modo de vida não sustentável. A ideia é não exceder as árvores, propondo, assim uma reflexão sobre o que natureza pode representar para o ser humano. “A humanidade ainda vive esse embate em relação à natureza, que é a dualidade presente no título do trabalho. Tanto poder ser algo que remete à extinção, a um processo exploratório, que é o epitáfio, como também um momento de epifania, a compreensão de sua essência”. Segundo ele, o Festival de Inverno de Garanhuns agrega valor à sua intervenção. “Uma coisa interessante do FIG é que ele aglomera pessoas interessadas em arte e cultura, o que acaba sendo um bom momento para executar esse trabalho. É um ambiente que cria um impacto nas pessoas”, avalia Gabriel. A Casa também vai acolher a instalação Eu Passarilho, que mescla literatura e linguagem plástica ao reunir 30 aforismos da obra do poeta Helder Herik, ilustrados por Joyce Torquato. Joyce enfatiza, no trabalho, a leitura de aforismos como uma forma de construir narrativas não apenas fictícias, mas que também retratam o falar de todos aqueles que ao longo da história lutaram por mudanças e foram considerados loucos, torturados, mas não morreram e ainda permanecem vivos na memória coletiva.

           A garanhuense Joyce Torquato ilustrou poemas curtos do escritor Helder Herik

O design gráfico estará presente através da mostra De lá pra cá – A História com Humor, exposição de charges e caricaturas retiradas do álbum comemorativo dos 40 anos de Humberto Araújo. Ilustrador e jornalista, Humberto encontrou o ambiente ideal para seu trabalho nas redações do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e, recentemente, na Revista Algo Mais. Para a mostra, ele reuniu, em 10 painéis, amostragens de charges e caricaturas de seu livro, inspiradas nos principais acontecimentos dos últimos 13 anos, incluindo a a política, futebol e assuntos gerais. “É um trabalho significativamente de humor gráfico, no qual eu faço, através da crítica, esse registro histórico. É muito mais um livro de história, só que mostrado com charges e ilustrações”, explica o ilustrador sobre o álbum lançado pela Editora Bagaço em 2015. Durante a exposição, a publicação estará sendo relançada e vendida para o público visitante.



Por: Marina Suassuna

Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, o público poderá conferir exposições de artistas visuais pernambucanos que vêm desenvolvendo trabalhos nas mais variadas técnicas e linguagens. Um dos destaques da programação é a mostra Imaginação à deriva, de Daniel Santiago, que ocupa a Galeria de Artes Ronaldo White, do SESC, a partir da quinta-feira (21) até o domingo (30). Trata-se de uma grande mostra panorâmica, dividida entre as obras individuais do artista e os trabalhos coletivos realizados em parceira com a Equipe Bruscky & Santiago, com o artista plástico Jonathas de Andrade, o escritor Alberto Cunha de Melo, a Equipe SA, entre outros. De cunho experimental, o conteúdo expositivo abrange as interfaces linguísticas desenvolvidas por Daniel Santiago desde os anos 1970 até 2014. Poderão ser vistos tanto desenhos como sua arte mais conceitual, além de poemas classificados, performance e outras interações.


Confira a programação completa de Artes Visuais durante o 26° Festival de Inverno de Garanhuns.
Serviço:
Casa Galeria Galpão
De 24 a 30 de julho | 16h às 22h
Endereço: Av. Dantas Barreto, 34
EXPOSIÇÕES
Cavani Rosas vai ao Cinema
Cavani Rosas
Desenhos, cenários e storyboards
Chacrona
Priscila Lins
Pintura e desenhos da artista sobre comportamento e luta das mulheres
De Lá pra Cá – A História com Humor
Humberto Araújo
Charges
Eu Passarilho
Joyce Torquato (Garanhuns)
Instalação baseada em aforismos do poeta Helder Herik
INTERVENÇÃO URBANA
Epitáfio Epifania
VJ Gabriel Furtado
De 28 a 30/7 | 19h às 22h Video mapping na árvore em frente à Casa Galeria Galpão
PERFORMANCES
Matéria do Infinito
Leo Silva (Garanhuns)
Quinta-feira, 28/7 | 17h
Retratos Escorregadios – Apropriações Poéticas dos Erros
josé juva, Camillo José, Jonatas Onofre e Ítalo Dantas
Sábado, 30/7 | 17h
SESC - Galeria de Artes Ronaldo White 
De 21 de julho a 30 de setembro / 9h às 21h
Endereço: Rua Manoel Clemente, 136 – Santo Antônio
Exposição: Imaginação à deriva
Daniel Santiago

Abertura da Casa Galeria Galpão
A Casa Galeria Galpão, grande espaço das artes visuais no Festival de Inverno de Garanhuns, abre suas portas neste domingo (24), a partir das 17h. Com 15 exposições fixas, o espaço reunirá ao longo dos próximos dias uma série de atividades. Saiba mais: goo.gl/MnIier 




Nenhum comentário:

Postar um comentário