segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Segunda –feira de Carnaval, Jazz e Blues, atrai grande publico na “Feira do Parque”












    Segunda –feira de Carnaval, Jazz e Blues,  atrai grande publico na “Feira do Parque”


"Feira do Parque" no Parque Euclides Dourado em Garanhuns-Pe é um espaço democrático, lindo e energizador. Toda quinzena seus visitantes desfrutam de uma feira de artesanato que se transforma em um espaço comercial e atrativo turístico.
O professor Wanderley Pereira, precursor da mesma, comemora o evento e o sucesso da mesma, que imprime toda sua maestria e competência, características reconhecidas no mesmo, nas grandes atuações festivas em Garanhuns e região. ( Por Blog Jornal Senáculo - Selma Melo)

A apresentação do Marcos Cabral com seu Jazz e Blues foi musicalidade e talento imperdível , para quem esteve presente.

 Quem também prestigiou a Feira no Parque, foi o cantor Eduardo José que veio do Rio Grande do Norte , passar o carnaval com a família e deu uma palinha com seu repertorio de seresta e boleros.
Foto; Ana Oliveira



domingo, 26 de fevereiro de 2017

Domingo de Carnaval , Forró na programação da Feira do Parque no " Palco Musical "






                                                                









            Domingo Carnaval , Forró na programação da Feira do Parque no " Palco Musical "

Desde de sábado (27) está acontecendo com muita tranquilidade a Feira no Parque , animação fica por conta do "Palco Musical".
Diversos cantores já subiram no palco e cantaram grandes sucessos e vários ritmos para o público presente, hoje foi  Tista e Kaká  e Claudio José e Gena de altinho que deu uma palinha.

 A Feira irá até terça-feira (28) e vários ritmos são aguardadas pelos diversos públicos presentes.




Folia e tranquilidade definem o sábado de carnaval em Garanhuns

Folia e tranquilidade definem o sábado de carnaval em Garanhuns
Evento realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura leva a festa para os bairros Magano e Boa Vista, além do Parque Euclides Dourado, que estreia no carnaval este ano

por EDMÉA UBIRAJARA
25 de fevereiro de 2017

A programação oficial do Carnaval de Garanhuns 2017 começou neste sábado (25), com apresentações em dois polos de folia. No Bairro Magano, a festa foi dedicada a ritmos como samba, afoxé, caboclinho e muito frevo. Já no Parque Musical, no Parque Euclides Dourado, a Música Popular Brasileira e o rock dos anos 80 reinaram absolutos. Ainda foi inclusa no calendário carnavalesco uma edição especial da Feira no Parque. Todos os shows são gratuitos. O Carnaval de Garanhuns é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

No Bairro do Magano, Evaristo e Banda apresentou um repertório baseado nas antigas marchinhas de carnaval, mas também com espaço para novidades. Em seguida, o Grupo Folclórico Pé na Roça levantou o público com muito frevo, samba, afoxé e caboclinhos. De acordo com o coordenador do grupo, Pedro Nogueira, os 27 integrantes ensaiam durante todo o ano, pois têm agenda em outras festas tradicionais. “Já tínhamos vindo para o Festival de Inverno de Garanhuns, mas para o carnaval foi a primeira vez. O evento está de parabéns”, afirmou.

Um dos momentos mais esperados no Polo Magano foi a entrada da Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha, de Garanhuns, que já chegou com muito samba no pé. A Escola é formada, em sua maioria, por moradores do próprio bairro e ostenta o vermelho e o branco como símbolos do grupo. Ainda houve shows com o Grupo Carnavalesco do Caluete e Astúcia do Samba.

A novidade do carnaval deste ano, o Parque Musical, também foi bem aceita pelo público que já se fez presente na primeira edição. David Meneses e Josué Albuquerque entoaram canções de MPB e anos 80 no Parque Euclides Dourado para o público que também foi curtir a edição especial da Feira no Parque. Cerca de 20 estandes comercializam artesanato, plantas e gastronomia no local.

O Carnaval em Garanhuns segue até a terça-feira (28). Amanhã (26), o Polo Magano receberá Contagiantes do Passo, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha - junto com grupos carnavalescos do Cras Heliópolis e Iati; e Belinha Lisboa. Na segunda (27) e na terça a folia é no Bairro Boa Vista, a partir das 13h30. O Parque Musical seguirá com shows, 14h às 17h, todos os dias de carnaval, cada um deles com um ritmo diferente. Neste domingo será a vez do forró pé-de-serra com Cláudio José e Tista e Kaka. Durante o carnaval ainda terá jazz e blues e pop rock acústico. A Feira no Parque funcionará no domingo, das 9h às 19h; segunda-feira, das 10 às 19h; e na terça das 10h às 17h.

Fotos: Edméa Ubirajara/Secom PMG





Feira do Parque Euclides Dourado é a festa pra quem quer viver o Carnaval com tranquilidade, musica, arte e gastronomia












Feira do Parque Euclides Dourado é a festa pra quem quer viver o Carnaval com tranquilidade, e diversidade de ritmos, artes e gastronomia.

A Feira do Parque ocupa, nada mais nada menos, que o amado Parque Euclides Dourado Com festança ao ar livre, a feira apoia a criatividade de diversos empreendedores todos da cidade de Garanhuns, que levam muita arte, moda, design, gastronomia neste carnaval.

A feira vai até o dia 28 Terça feira, das 09h às 17h - a entrada é livre é só curtir muito!
 Associação da Feira no Parque e Secretaria de Cultura e Turismo Juntos por uma Grande Cidade
 Feliz Carnaval!

O Blog Claudia Livre fez uma breve passagem no Feira e constatou que a população se fez presente como muitos turistas do Ceara, Recife, Caruaru a srª Edilaine , Fortaleza, entre demais.

Fotos Ana Oliveira


Acompanhe a programação



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Parque Euclides Dourado , Projeto Corpo, Saúde e Movimento une duas secretarias municipais e funcionará todas as manhãs, de segunda a sexta-feira


Frequentadores do Parque Euclides Dourado terão acompanhamento para atividades físicas
Projeto Corpo, Saúde e Movimento une duas secretarias municipais e funcionará todas as manhãs, de segunda a sexta-feira

 
15 de fevereiro de 2017


Quem frequenta o Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis, terá mais uma novidade a partir desta semana. O projeto Corpo, Saúde e Movimento, proporcionará ao público em geral aulas coordenadas por dois educadores físicos, dentro do próprio parque, todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, das 6h às 7h30. Para participar, é só ir até o local durante o horário de realização das atividades. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde.  


O professor Celson Douglas, responsável pelas atividades, explica que as aulas terão como foco “o lúdico, o equilíbrio, a força e a resistência, sempre acompanhando o perfil dos participantes”. De acordo com o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, além das atividades físicas, o Projeto Corpo, Saúde e Movimento ainda objetiva ofertar, em parceria com a Secretaria de Saúde e de forma periódica, avaliações físicas, bem como serviços como aferição de pressão arterial e testes de glicemia aos frequentadores do Parque Euclides Dourado. Por enquanto, apenas as atividades físicas acompanhadas estão sendo realizadas.

Fotos cedidas pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
Por EDMÉA UBIRAJARA


                                                       Foto Ana Oliveira

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Garanhuns - Pavimentação de ruas tem início esta semana em três bairros




Pavimentação de ruas tem início esta semana em três bairros
Obras serão realizadas em lotes e devem ser finalizadas em seis meses


14 de fevereiro de 2016

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Garanhuns apresentou na noite desta segunda-feira (13) os projetos de pavimentação asfáltica em nove vias da cidade. Cerca de 40 moradores participaram do momento, realizado na sede da Associação de Moradores do Bairro José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel), e aproveitaram para tirar dúvidas sobre as intervenções. Na ocasião, foram detalhadas cada fase de cada lote a ser beneficiado nos bairros Novo Heliópolis, São José e Heliópolis. As obras estão marcadas para começarem esta semana e têm previsão de término em 180 dias.

O prefeito Izaías Régis, presente na apresentação dos projetos, se disponibilizou para ouvir as necessidades da comunidade local. “Nosso lema é trabalho. Quando existe o asfalto influenciamos também na auto-estima da população e por isso calçamos e asfaltamos tantas vias, para trazer o melhor para quem vive nesses lugares”, disse. O processo de pavimentação começará com a construção das galerias para captação das águas de chuva, seguirá com a terraplanagem, implantação do meio-fio e linha d’água. Logo depois, será aplicado o asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. A finalização será feita com a sinalização de trânsito. Para o secretário de Planejamento e Gestão, Evílson Rêgo, essa é mais uma ação que trará benefícios a curto e longo prazo “Planejar significa pensar no presente , sobretudo, no futuro. Garanhuns precisa se preparar para crescer ainda mais”, declarou.

O engenheiro João Guido explicou que serão beneficiadas, no Lote 1, a Avenida Ministro Marcos Freire e um trecho da  Alameda Almira Valença. O lote 2 é composto por um trecho da Avenida Presidente Costa e Silva, além da Travessa Presidente Costa e Silva, Rua Othoniel Furtado Gueiros e Rua Projetada, todas no Bairro Novo Heliópolis. No Lote 3 passarão por obras trechos da Rua Dr. José Antônio Sales e Rua Dário do Rego Barros (Bairro Heliópolis) e trecho da Rua Paulo Afonso (Bairro São José/Lote 3). “Traremos transtornos temporários para a comunidade nessas localidades, mas os benefícios são muito maiores. Tinha ruas que se transformavam em um rio e com a drenagem iremos evitar que isso aconteça”, ressaltou o engenheiro.

Além das obras na própria via, serão realizadas ainda a adaptação de local da rede elétrica e a implantação das lâmpadas de LED de acordo com a disponibilidade. Para o morador da Avenida Ministro Marcos Freire, José Orlando de Melo, as obras representam uma mudança positiva. “Além de valorizar meu imóvel, a perspectiva de vida é melhor, aumenta a segurança, melhora a saúde. Em geral, será ótimo para nós”, disse.

O investimento total para as obras é superior a R$ 1,5 milhão, provenientes do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, disponibilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jorge Côrte Real, com contrapartida da Prefeitura de Garanhuns.

Por e Fotos: Edméa Ubirajara/Secom PMG






O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta sexta-feira (10), as atividades da ação “Sexta sem Aedes”. 




Liberdade recebeu atividades da ação “Sexta sem Aedes”
Comunidade foi o primeiro local a receber as ações de conscientização em domicílios e espaços públicos

13 de fevereiro de 2017

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta sexta-feira (10), as atividades da ação “Sexta sem Aedes”.  A iniciativa segue as recomendações da campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar”, lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população acerca das consequências da dengue, chikungunya e zika vírus. Em Garanhuns, a ação contou com a participação integrada dos agentes de endemias do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD-GUS) em parceria com a Atenção Básica e Vigilância em Saúde e também da Secretaria de Educação.
No primeiro dia de atividades, a equipe da Secretaria de Saúde atuou através de ações educativas na comunidade Liberdade, uma das localidades que apresentou uma alta porcentagem no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa). Os agentes comunitários de saúde visitaram as casas da área realizando o tratamento de água dos reservatórios e depois seguiram até a Escola Estadual São Cristóvão, onde os alunos da unidade ouviram orientações acerca do controle de focos do mosquito.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Cilene Espinhara, relatou o sucesso das visitas, priorizando as abordagens em bairros e comunidades com maior índice de infestação. “Por meio destas atuações de maneira educativa, conseguimos abranger um grande número de pessoas nos espaços públicos. Precisamos nos conscientizar que o mosquito não pode ser mais forte do que um país inteiro e Garanhuns segue com este objetivo, dando sequência às atividades continuadamente”, declarou.
Além do trabalho desenvolvido na escola, os agentes de endemias, em parceria com uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, fizeram um trabalho de identificação e limpeza de áreas acumulativas de metralha e lixo no Cemitério São Cristóvão, que são criadouros em potencial para a larva do mosquito. Uma retroescavadeira e um caminhão caçamba foram disponibilizados para a retirada do material. Também foi feita a distribuição de peixes ornamentais da espécie Poecilia reticulata, conhecido como “guppy” ou “barrigudinho”, no tanque do cemitério e que atuam evitando a proliferação do agente transmissor.
Espera-se que por meio da ida aos domicílios, o número de infestação seja reduzido nos próximos levantamentos. A dona de casa Alba Valéria, 47 anos, residente da Rua Liberdade, já sofreu com as consequências causadas pela presença do mosquito. “Acho essencial essa ação para evitar novos casos dessas doenças. Minha filha já teve chikungunya e sentiu muitas dores. É necessário que os moradores estejam atentos para monitorar suas casas”, declarou. A próxima localidade que receberá a “Sexta sem Aedes” será o bairro Manoel Chéu, no dia 17 de fevereiro, na Escola Municipal Silvino Almeida.
Por e Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)




Cortejo carnavalesco foi realizado na manhã desta terça-feira (14) e teve a participação de bonecos gigantes e da Orquestra Manoel Rabelo








      Carnaval do Cras Bela Vista movimenta ruas da comunidade
Cortejo carnavalesco foi realizado na manhã desta terça-feira (14) e teve a participação de bonecos gigantes e da Orquestra Manoel Rabelo


14 de fevereiro de 2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na manhã desta terça-feira (14) um cortejo carnavalesco com as famílias assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Na ocasião, idosos e crianças percorreram as principais ruas do bairro Bela Vista, popularmente conhecido como Cohab III, onde foram acompanhados pela Orquestra Manoel Rabelo.

Todas as máscaras e fantasias utilizadas no desfile de hoje foram confeccionadas durante a última semana. A brincadeira também contou com a presença de bonecos gigantes da Associação de Músicos Amadores de Bom Conselho (AMABC). Outros assistidos, que fazem parte dos Cras’s Heliópolis, Magano e Quilombo estiveram presentes no festejo popular.

A experiência foi de êxito ao levar à temática e o clima de alegria característicos da “Festa de Momo” aos moradores da localidade. Benedita Teixeira, 70 anos, faz parte do Cras Heliópolis e ficou alegre com a oportunidade de desfilar pelas ruas. “Eu acho ótimo, porque é um momento que está fazendo bem pra mim. Estou me sentindo com 18 anos dançando frevo”, comentou.

O momento surgiu por meio de uma parceria da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Comunicação Social, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e Associação de Músicos Amadores de Bom Conselho (AMABC). A assistente social e coordenadora do Cras Bela Vista, Ana Angélica Tenório comentou a participação conjunta durante as atividades. “Fizemos um grande festejo nos moldes dos tradicionais carnavais de Pernambuco, foi um momento de integração de todas as equipes da Assistência onde também promovemos um grande resgate cultural”, declarou.

Fotos cedidas pela Secretaria de Assistência Social
Por  Aquilles Soares