domingo, 18 de setembro de 2016

Setembro:. MÊS DA BIBLIA.

                   PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Setembro:. MÊS DA BIBLIA.
A BÍBLIA 
( Nelson Wanderley)
Só a leve esperança em toda a lida
Disfarça a pena de viver, mais nada
Só na Bíblia encontra o caminho da vida
Pois é nela a esperança malograda
Grande livro, sábio e majestoso
Cujas frases simples e altaneiras
São sinônimos de um fruto ditoso
São raízes das sementes verdadeiras
Cada letra, cada capítulo ou história
Vimos nela as verdades do Senhor
Tão redime, fonte corrente de glória
Esta obra, completa do Criador.

Fotos Sr Nelson Wanderley 





ORAÇÃO - Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma.
Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal.
Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.





Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  Rogai por todos nós 


Por; Nelson Wanderley: CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.( III PARTE)


Por; Nelson Wanderley: CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.( III PARTE) 



                        SÉTIMO PÁROCO - Pe. ANSELMO MEINDERS, CSsR – 1967/1976.

Empossado na Paróquia do Arraial, pelo administrador apostólico da Diocese, Dom Acácio Rodrigues Alves. Com a cooperação de outros padres, implanta a Conferência de São Vicente de Paulo os Vicentinos, nas Capelas da Paróquia.
Por iniciativa sua, várias construções são feitas, praça em frente à Igreja, a atual Casa Paroquial, os Centros Comunitários da liberdade, Cohab I, Vila José Bernardino Teixeira e do Cristo Redentor, amplia o Centro Santa Quitéria e constrói a torre da Matriz.
Criou o primeiro Conselho Paroquial; em janeiro de 1970, o então diácono Luiz Gonzaga, possuindo o dom, o gosto e o amor pela música, organizou um ¨ Coro ¨ formado por 40 pessoas. Obtendo bons resultados, permanece ainda hoje com o nome ¨ Coral do Arraial¨.
O diácono Luiz Gonzaga é ordenado sacerdote pelo Sr. Bispo Dom Milton Corrêa Pereira.
Pe. Anselmo demonstra espírito inovador, introduz a comunhão sob as duas espécies, a confissão comunitária, a participação dos leigos, a celebração da Palavra, seguindo a orientação do Concílio Vaticano II.




OITAVO PÁROCO - Pe. FREDERICO TE LINTELO, CSsR – 1976/1978

Em 08 de fevereiro de 1976 toma posse como Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial, o Padre Frederico te Lintelo. Em julho do mesmo ano, Pe. Frederico faz uma campanha em prol dos flagelados da seca, pela qual a Paróquia do Arraial consegue uma boa ajuda para os irmãos vítimas do desgoverno (fato que ainda hoje se repete). 

Neste período, os Centros Comunitários Cristo Redentor, Santa Quitéria, Cohab I e São Cristovão recebem melhoramentos, como: cozinha, sanitários, muros, calçamento etc. 
Também na gestão do Padre Frederico, o Padre Luiz Gonzaga continuava atuando na Paróquia, à frente, sobretudo do Coral e da Catequese.
Em março de 1977 instala-se o Conselho Pastoral com dois representantes de cada Centro Comunitário.
Preocupado com o maior entrosamento dos Centros Comunitários com a grande Comunidade Paroquial, Padre Frederico organiza os Conselhos dos bairros com a finalidade de responsabilizar os líderes pelos referidos Centros.
No Natal destaca mais de cem grupos para celebrar a novena “Natal em Família”, o presépio vivo, organizado por Anízia, foi um sucesso.
Em setembro de 1977, houve a primeira reunião de formação para crismandos, com aulas ministradas por leigos. A experiência foi muito válida, conforme testemunhou o saudoso Dom Tiago Postma, "podendo servir de modelo para outras paróquias".
Com as campanhas realizadas e recursos da Holanda, instalou-se um serviço de som na Matriz, e inauguração das novas luminárias da Matriz.


                               NONO PÁROCO - Pe. TEOFÂNIO STALLAERT, CSsR – 1978/1984.


No dia 27 de outubro de 1978, toma posse como Vigário o Padre Teofânio Stallaert, que exercera a mesma função de 1959 a 1962. 

Nota-se uma sensível mudança no agir do Padre Teofânio, embora permaneçam nele características anteriores. Continuando a pastoral missionária faz adequações às novas metas que se baseiam nas instruções da pastoral diocesana e da Igreja Católica do Brasil, indicadas pelo Vaticano II. É fundado um Curso Bíblico. 
Comprovado o espírito missionário, Pe. Teofânio visita as casas dos bairros da Liberdade, Rua do Sossego, Santa Quitéria e as cercanias da Matriz e, ainda assume a Capelania da Escola Agrícola Santa Rosa, onde a catequese é feita por Irmã Laurice.
Sob a direção de Pe. Luiz Gonzaga, celebra 10 anos de existência do Coral do Arraial, onde acontece o lançamento do seu primeiro LP - ¨ Cantar a Alegria de Viver ¨. Na condição de convidado o Coral viaja para Fortaleza, onde integra o grande “Coral do Congresso Eucarístico Nacional” presidido pelo Papa João Paulo II, em julho de 1980.
Na caminhada espiritual em 1981, abriu todas as portas para o Movimento Carismático, dirigido por Ir. Carminha do Colégio do Arraial e Pe. Luiz Branco. Irmã Inês funda na Rua Santa Quitéria a Juventude Marial.
No ano de 1982, é celebrado o vigésimo quinto aniversário da morte de Dom Expedito Lopes. Com a colaboração dos agentes de pastoral, consegue realizar a prioridade da pastoral diocesana: A ordem geral para os agentes pastorais era não monopolizar os trabalhos, agir em grupo e dividir as responsabilidades.
Em janeiro de 1984, de modo simples, comprovando o seu espírito cristão, sem nenhuma despedida, deixando apenas uma carta, Padre Teofânio deixa a paróquia do Arraial para o seu sucessor, Padre Luiz Gonzaga.




DÉCIMO PÁROCO - Pe. LUIZ GONZAGA R. DUARTE, CSsR – 1984/1999.

Pe. Luiz Gonzaga foi o primeiro brasileiro a exercer as funções de Pároco da Paróquia do Arraial.
Em 1985, realiza-se a I Assembléia Paroquial, com vários objetivos, a cada ano tornavam-se mais produtivos, hoje vista a atuação eficiente dos assessores, escolhidos pelo Conselho Pastoral Paroquial. As opções pastorais da Igreja , a Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo, Pastoral Familiar, a Dimensão Política da Pastoral, Pastoral Social, entre outros.
Na atual gestão, foi criado o ¨ Informativo ¨, onde é publicado artigos sobre as várias dimensões da Evangelização, enfatizando a dimensão comunitária e política.
A ação evangelizadora da Paróquia desdobra-se nas Pastorais dos Sacramentos: Batismo, Crisma e Matrimônio.
A Pastoral dos Doentes, com equipe em todas as Comunidades, levando a Sagrada Comunhão.
Com Pe. Luiz Gonzaga, é implantada a Pastoral do Dízimo.
Ainda no campo da Pastoral, salientamos:
• a realização da Pastoral do Batismo;
• a implantação da Pastoral da criança;
• a realização do I Encontro de Casais com Cristo;
• a Infância Missionária.
Tem sido constante a preocupação do Pároco com formação dos agentes pastorais, foram criados vários cursos, encontros, trabalho constante de conscientização, realização de missões, capacitações.
No campo da Liturgia, o uso da Bíblia nas Missas, em lugar do Jornalzinho ¨ O Domingo ¨.
A equipe de Liturgia empenha-se nas celebrações das datas festivas, promovendo as comemorações:
1- Festa de Pentecostes;
2- Os destaques da Semana Santa;
3- Dia das Mães;
4- Festa do Jubileu de Prata de Pe. Luiz Gonzaga;
5- Os 40 Anos da Paróquia;
6- A Procissão de Corpus Christi;
7- Celebração dos Cem anos da chegada dos Primeiros Redentoristas ao Brasil;
8- Jubileu de Prata do Coral do Arraial;
9- Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal de Pe. Luiz Gonzaga.
Celebração dos Padroeiros das Comunidades:
• São Clemente;
• São José;
• São Cristovão;
• Santo Afonso;
• Santa Quitéria;
• Cristo Redentor;
• Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
• Sagrada Família;


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem sua festa no mês de junho. Em 1991, na festa da padroeira, dá-se destaque à comemoração dos 125 anos da entrega do ¨ Quadro da Santa aos Redentoristas em 1866, por Pio IX.
Inspirado pela espiritualidade de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista, o Pe. Luiz Gonzaga empenha-se em dinamizar a pastoral paroquial mediante a realização das “Missões Populares” nas comunidades. Assim, cada ano, quase sempre no mês das missões (outubro), uma Comunidade era alvo dessa atividade missionária.


Em 1988, esse dinamismo missionário cresceu com a chegada de três Missionários Redentoristas, vindo das províncias do Sul, para pregação das MISSÕES POPULARES NO NORDESTE: Padre Pedro Hélio (PR), Pe. José Luiz Salles (SP) , (Atual Dom José Luiz Salles, bispo de Pesqueira) e Pe. Mário Paim (GO). Estes missionários celebraram missões em todas as comunidades da Paróquia, e, no dia 08 de junho de 1988, quando do encerramento dessas missões na Matriz, Dom Tiago Postma, bispo diocesano de Garanhuns, mediante decreto, determina a mudança do título da Padroeira de: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO para NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.
Padre Luiz, como os demais párocos, cuida desde o início da conservação do patrimônio paroquial e com a colaboração da equipe de administração, conseguiu várias construções, reformas, restauração, ampliação etc. Construção de casas populares para pessoas que não tinha onde morar, a exemplo da “Vila Do Jubileu” na Massaranduba. 


Em 1999, Celebra a festa da “Paróquia Jubilar”, caminhando com a Mãe do Perpétuo Socorro, rumo ao Novo Milênio. Onde lança o livro intitulado “UMA HISTÓRIA CINQUENTENARIA NA MEMORIA DE UM POVO DE FÉ”.


Fotos e texto . Nelson Wanderley 





                                                                Foto PASCOM 

O blog Claudia Livre , mais uma vez agradece a matéria autorizada por Sr Nelson Wanderley, onde compartilho e divido o saber, com imensa satisfação da Historia da nossa Religião 







Por Nelson Wanderley; - CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ( II PARTE)


Por Nelson Wanderley; - CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ( II PARTE)




QUARTO PÁROCO-Pe. GUILHERME VAN KEULEN, CSsR – 1962/1964.

Inaugura-se, em caráter provisório, no dia 08 de dezembro a nova Matriz. O povo se mostra muito satisfeito com a nova Matriz. “Imorredoura gratidão àqueles Padres e Irmãos que deram tanto das suas forças para a construção da Matriz da Imaculada”.

Em janeiro de 1963, as Escolas São José e São Geraldo, até então tidas como ¨ Paroquias ¨, são entregues às abnegadas Irmãs da Providência.
A luta no acabamento da Matriz é uma constante. Faltava naquela época piso e reboco.
Pe. Guilherme permaneceu como Vigário da Paróquia até maio de 1964.



                      QUINTO PÁROCO-Pe. RAIMUNDO BERGMANS, CSsR – 06/1964/12/64

Com Pe. Raimundo, como Vigário, a Matriz em fase de acabamento, celebra com grande solenidade em 28 de junho a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em julho, Irmã Inês, de saudosa memória, prepara, prepara na Capela de Santa Quitéria, a Páscoa dos pobres.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem no final deste mês, seu novo altar. Padre Tiago Postma, Nosso querido Dom Tiago, recém chegado da Holanda celebra, no dia 29 de novembro de 1964 a missa dos doentes. O novenário da festa da Padroeira arregimenta noiteiros em campanhas para arrecadação de donativos, não faltavam contribuições generosas.


                             SEXTO PÁROCO - Pe. FRANCISCO SAELMAN, CSsR – 1964/1967.

No dia 15 de dezembro de 1964 foi empossado o novo Vigário da Paróquia, o Padre Francisco Saelman, CSsR.
Em Janeiro de 1965, o Sr. Bispo Dom Adelino celebra na Matriz do Arraial e apresenta as mudanças litúrgicas do ordinário da Missa, advindas do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Cria-se a primeira Creche para crianças, que funcionava no subterrâneo da entrada do Convento.( hoje Casa de Saúde N.S.P. Socorro)
Em Março de 1965, foi o mês da liturgia, com celebrações da Santa Missa nas casas das ruas Santa Rosa e Raposa (atual Rua da Liberdade). As missas eram preparadas pelas Legionárias através de filmes e aulas bíblicas. Líderes leigos eram chamados a assumir sua responsabilidade na Igreja.
A formação Cívico-Cultural, sob o patrocínio do Lions Club, foi criado um grupo de Escoteiros.
A Família sempre foi a grande preocupação das Pastorais, em razão disso, não poderia faltar cursos de preparação de noivos ao matrimônio. Eram quatro semanas de curso, com palestras ministradas pelo Vigário, por Dr. Ivaldo e Manuel Lustosa, além da saudosa professora Lusinete Laporte.
Foi tal a credibilidade da Ação Missionária dos Redentoristas, que Padre Francisco Saelman, Vigário, foi nomeado Coordenador da Catequese da Diocese. Não só o Bispo mas o próprio clero aplaudia esse trabalho realizado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial.


Fotos e Textos do Sr Nelson Wanderley 


                                          Foto Nelson Wanderley 






Por Nelson Wanderley; HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO- GARANHUNS-PE ( I PARTE)


HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
GARANHUNS-PE 


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada aos 25 de setembro de 1949, por decreto do Sr. Bispo Diocesano, Dom Juvêncio Brito, e sendo esta instalada em 02 de outubro de 1949.


A Paróquia recém-criada não tem, ainda, uma igreja própria que lhe sirva de Matriz. Os primeiros Redentoristas, que haviam chegado a Garanhuns em 1947 (Pe. Miguel Rademacher , Pe. Adriano Backx, Pe. Inácio Fenstra e Pe. Joaquim Van Dongen), são acolhidas por Dom Juvêncio Brito, no Seminário Diocesano São José . 

Provisoriamente a capela do Seminário São José fica como Matriz da nova Paróquia. Ainda em 1949, com a benção do Sr. Bispo é lançada a ¨primeira pedra¨ do ¨salão paroquial ¨que haveria de ser, também provisoriamente, a ¨primeira¨ igreja-Matriz do Arraial (já se pensava na igreja definitiva, a atual). A mesma preocupação existe quanto a uma residência definitiva para a comunidade Redentorista. Por isso, em abril de 1950, Pe. Carlos Maria Donker, Superior da Missão Redentorista de Garanhuns abençoa o lançamento da ¨primeira pedra¨ do Convento. (Hoje, Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). 

No dia 08 de dezembro de 1962, inaugura-se, em caráter provisório a nova ¨ Matriz ¨. ¨ O povo se mostra muito satisfeito com a nova Matriz ¨. Imorredoura gratidão aqueles Padres e Irmãos que deram tanto das suas forças para a construção da Matriz da Imaculada.

                                   PRIMEIRO PÁROCO-Pe. Pedro Kruter, CSsR- 1949/1953.


Tratando-se de uma Paróquia recém-criada, quase tudo está por começar. A organização interna faz-se necessário, bem como a formação de grupos leigos.
Foi criada o Apostolado da Oração e, um pouco depois a Liga Católica
¨ Jesus, Maria, José ¨(constituída só de homens), na época foi fundado cinco Centros de Catequese (na matriz e ¨pontas de rua¨).

Após um ano de instalação, acontecem as ¨ Santas Missões¨, pregadas por Pe. Victor Rodrigues, Pe. Miguel Rademacher e Pe. Raimundo Bergmans, com numerosa assistência do povo e copiosos frutos espirituais. Nessas missões, Dom Juvêncio administra pela primeira vez, o sacramento da Crisma.
A ação missionária, se estende, também, à zona rural, surgem Capelas do Sítio Muniz, Sítio Gameleira. 

Outra característica da Congregação é a devoção a Nossa Senhora, herança do seu fundador, Santo Afonso de Ligório. O zelo apostólico dos Redentoristas vai além do Religioso, por isso é construída para a educação das crianças pobres, a Escola São José, inaugurada no dia 30/01/1953, e com a ajuda de Dona Carmem Tude de Melo é instalada a ¨Cantina dos Pobres¨.
Assistência freqüente aos doentes, nas casas e hospitais, foi instituída a ¨Páscoa dos enfermos do Hospital Dom Moura¨ e a Páscoa dos enfermos da Paróquia.

Por sua vez foi realizado o ¨ Natal dos Pobres ¨, onde é hoje o Abrigo São Vicente de Paulo.
Este primeiro período da história da Paróquia do Arraial, foi marcada pelo Pe. Pedro Kruter, no seu dia-a-dia, deixava-se consumir pelo zelo da casa do Senhor.


                          SEGUNDO PÁROCO- Pe. ADRIANO BACKX, CSsR – 1953/1959



No Período de Pe. Adriano, a Paróquia teve grande desenvolvimento. A catequese foi dinamizada, onde se realiza o Dia do Catequista, crescia também a Liga Católica ¨ Jesus, Maria, José.¨ 
Introduziu a Legião de Maria, fundou a Sociedade da Sagrada Face, que tinha como finalidade, visitar enfermos e sepultar os mortos desvalidos.
Incentivou a pregação de Desobrigas ¨, nos povoados e sítios. (desobrigas são pequenas missões com a finalidade de alimentar a Fé do povo e dá oportunidade às pessoas para se confessar e comungar.
A Novena Perpétua, nas terças-feiras, andando pelas casas, fazia a entronização do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Grande realização de Pe. Adriano, no campo social, é a fundação do Centro Social São Geraldo, funcionando como Escola, Cantina e Ambulatório de assistência médica para crianças pobres da comunidade.
Foi inaugurada no mesmo ano a Capela, onde passa a ser celebrada a Missa das Crianças aos domingos.
Começam os alicerces para a construção da atual igreja matriz, a pedra fundamental é lançada no dia 11/02/1958.
Transferido para Campina Grande, é substituído por Pe. Teofânio.


                    TERCEIRO PÁROCO-Pe.TEOFÂNIO STALLAERT, CSsR – 1959/1962


Pe.Teofânio continua o trabalho de construção da Matriz. Como reforço à administração da Paróquia, chegam de Amsterdam, Holanda as beneméritas Irmãs da ¨ Divina Providência ¨. Madre Elisa superiora, Irmãs Oda, Jerônima, Gasparina e Majela. São, então, abertos cursos para instrução primária no Centro Social São Geraldo e Instituto São José.
Em abril/1961, inicia-se no final da rua Santa Quitéria, uma Capela em honra à Santa do mesmo nome.
A semana Santa é o ponto alto das celebrações litúrgicas: Via-Sacra, dramatizações, projeção de quadros luminosos. Todos, na Paróquia são alvo de particular atenção: Páscoa dos doentes, das Senhoras, moças, crianças, da classe operária.
Também em 1961 celebra-se as "missões" na Av. Santa Rosa, rua do Sossego (atual Augustinho Branco) e Matriz.
Celebra-se pela primeira vez a Novena do Menino Deus, em preparação à festa do Natal.
Tem particular significado para os Redentoristas, em Garanhuns, o ano de 1962, pois no dia 18 de janeiro, em sessão solene, o Sr. Bispo, Dom Adelino Dantas, entrega-lhes a "Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial", em caráter definitivo. O Sr. Bispo enaltece o trabalho dos Missionários na Diocese.
Pe. Teofânio regressa para Holanda em Julho de 1962..


Esta é a primeira parte da HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO- GARANHUNS-PE ( I PARTE) 


O blog Claudia Livre agradece a matéria disponibilizada pelo Sr Nelson Wanderley, que deu permissão de ser postada neste blog.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=626645014162578&set=a.109806089179809.18735.100004512543471&type=3&theater




                                                            Foto Nelson Wanderley                                   
                          




Convite: Saúde de Garanhuns apresenta prestação de contas


                   Saúde de Garanhuns apresenta prestação de contas


A audiência será realizada dia 27 de Setembro na Câmara de Vereadores


O relatório de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao segundo quadrimestre deste ano, será apresentado no dia 27 deste mês. A audiência pública acontecerá na Câmara de Vereadores, a partir das 9h. O momento, que será aberto ao público, é considerado uma prestação de contas para o município, tendo também como objetivo o envolvimento da população em uma participação ativa nas resoluções de saúde de Garanhuns.

A apresentação do relatório irá contemplar informações sobre todos os setores da Secretaria de Saúde. Na ocasião, serão abordados temas como os serviços disponibilizados, a quantidade de atendimentos realizados, assim como programas, campanhas, capacitações e obras de construção, reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Após a apresentação, os presentes poderão solicitar devidos esclarecimentos sobre o relatório e oferecer sugestões para melhorias no setor de saúde do município.

Assim como nas audiências anteriores, a apresentação do relatório levará em conta três itens principais: a oferta e produção de serviços, o montante e fonte de recursos aplicados e os indicadores de saúde da população

Por RUTHE SANTANA





Curso promoveu geração de renda e melhoria na qualidade de vida em Garanhuns






O curso de bordado foi realizado no Cras Magano

Agregar conhecimento é o principal objetivo do curso de bordado que está sendo oferecido no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Magano. Entretanto, a capacitação tem trazido também outros benefícios, como a possibilidade da independência financeira da mulher e a melhoria da qualidade de vida das mesmas, proporcionando bem estar e elevando sua autoestima. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social de Garanhuns e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso iniciou terça-feira (13) e segue até amanhã (16).

O curso conta com a participação de 12 mulheres da comunidade, entre elas dona Zilda Alves, que está encantada com o aprendizado. “À primeira vista você acha super difícil, mas quando você faz a primeira linha, vai embora. Estou amando. Eu gosto muito de artesanato e acho que isso ajuda tanto para você fazer alguma coisa em casa, como para ganhar um dinheiro. Só em você fazer uma peça e saber que aquilo foi feito com suas mãos, você se sente maravilhada. Serve muito para a auto estima. Olhe, com esses cursos aqui você não fica doente não. O estresse fica em casa. Só em você chegar aqui, conhecer novas pessoas e conversar, tanto você está aprendendo como está melhorando a sua vida”, comenta empolgada a dona de casa.

Para a instrutora do curso, Josefa Pereira, o aprendizado se tornará em fonte de renda para cada participante e promoverá a independência financeira destas. “Aqui neste curso elas aprendem o ponto de bordado vagonite e, a partir desse, elas vão fazendo outros pontos, outros desenhos. Com isso elas podem fazer conjunto de cozinha, cama, mesa e banho, até pra roupa mesmo, e com isso terão sua renda própria. Elas não precisarão estar pedindo dinheiro ao marido, mas serão financeiramente independentes. Então elas começam a fazer algumas peças, mostram às amigas e vizinhas e a partir daí um grande negócio pode ser iniciado”, afirmou.



Informações Ruthe Santana –
Foto Secom/PMG





quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Mantendo a tradição, População de Garanhuns prestigia o "Dia da Independencia"



































































Blog Claudia Livre
Garanhuns- PE, vivencia o "Dia da Independência" publico lotou a Av. Santo Antônio.
Como a um filho, com todos os seus imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa terra e de nossa gente.