quarta-feira, 22 de junho de 2016

Garanhuns Prefeitura Faz, Prefeitura Mostra com lançamento da revista de prestação de contas‏
















Governo Municipal de Garanhuns, lançou hoje uma Revista de prestação de conta do município, deixando com que a população fique por dentro de tudo o que acontece na Cidade da beleza, do encanto e do progresso.

Credito das fotos Marcela Valença


O blog Claudia Livre fica muito agradecida por me incluírem nesse importante momento em nosso município, entretanto devido à outros compromissos assumidos anteriormente para a mesma data, ficou impossibilitada de comparecer
E parabeniza o  Sr. Izaías Régis e sua Equipe.

 Muito obrigada..

Atletas de Garanhuns brilham em Campeonato Pernambucano de Natação





No último fim de semana atletas de Garanhuns participaram do Campeonato Pernambucano de Natação Máster de Piscina Curta realizado no CPOR em Casa Forte em Recife (PE). O nadador Alison Brasil recebeu o troféu de 5° no ranking Brasileiro Master de Natação, troféu índice Técnico e ouro nas modalidades 100 m Medley, 100 m peito e 50 m peito, além de tricampeão Pernambucano.

“O apoio da Prefeitura de Garanhuns é muito importante na minha trajetória como atleta, além de ser um grande incentivado do esporte na nossa cidade.  Sem esse apoio não teria como participar das competições”, comentou
​o nadador​
.
Alison irá participar, em Fortaleza, nos dias 1 e 2 de julho de uma das maiores competições do País, o Inter federativo com a seleção pernambucana.

O atleta garanhuense Fernando Sckaff, de 6 de 1
anos, participou da competição, junto com a equipe do Serviço Social do Comércio (SESC), no CPOR - Recife, em piscina curta e conquistaram o vice campeonato.


A equipe foi formada por 17 atletas no qual disputaram 51 provas e obtiveram 36 medalhas sendo; 16 ouro, 15 prata e 5 bronze, conquistando o Tricampeonato na Categoria Pré-Master e o Vice-Campeonato na Categoria Máster.

“Nossa equipe elevou mais uma vez o nome da cidade de Garanhuns nessa modalidade de esportes náuticos”, comentou Sckaff.

Fotos cedidas pelos atletas
Fonte Secom (PMG)



quarta-feira, 15 de junho de 2016

Os cinemas não podem te impedir de entrar com alimentos comprados em outros locais


Você sabia que a entrada com alimentos de outros estabelecimentos na sala de cinema não pode ser barrada?

Então, se a resposta for não, saiba que você pode!

Ocorre que esta informação poucas pessoas têm e, portanto, acabam sendo vinculadas a uma venda casada e contribuindo, assim, com os monopólios cinematográficos.

A “venda casada” é ilegal conforme disposto no inciso I, do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor, pois o principal intuito dos cinemas e a exibição do filme e não o consumo de alimentos.

Assim, como os filmes normalmente são longos as pessoas costumam consumir uma boa pipoca e um belo copo de refrigerante, no entanto, o que as pessoas não sabem, é que, é permitido a entrada na sala de cinema com alimentos, seja trazido de casa, ou comprado em um lugar mais acessível e acabam comprando dentro do próprio cinema o que faz com que as casas de cinemas estipulem preços exorbitantes.

Podemos ressaltar, conforme dispõe o inciso ll, do art.  doCódigo de Defesa do Consumidor onde é assegurada a liberdade de escolha, de onde gastar nosso dinheiro, portanto não somos obrigados a contribuir com essa prática abusiva impostas pelas redes de cinema.
Assim, tendo o conhecimento que esse tipo de conduta é ilícita.

Desse modo é possível economizar e freqüentar mais aos cinemas e caso seja barrado na entrada com algum tipo alimento que não tenha sido comprado no cinema, procure o PROCON da sua cidade o qual saberá te dar a devida orientação.

Fonte: Código de defesa do consumidor

Matéria Relacionada:http://www.oquartopoder.com/uncategorized/procon-notifica-cinema-por-pratica-de-venda-casada/

terça-feira, 7 de junho de 2016

Empresas do Agreste têm apoio do SESI para receber pessoas com deficiência


Empresas do Agreste têm apoio do SESI para receber pessoas com deficiência

A legislação brasileira obriga empresas que possuem a partir de 100 funcionários a contratar entre 2% a 5% de pessoas com deficiência, porém diversas empresas têm dificuldades em realizar essa inclusão porque seus gestores e demais trabalhadores não sabem como lidar com portadores de deficiência ou o ambiente físico desses empreendimentos não são preparados para acolhê-las. Por esse motivo, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) oferece cursos e palestras de orientação às empresas do Agreste para prepará-las a ficarem em dia com a legislação e cumprirem seu papel social.
Dentre as empresas já atendidas, a rede de supermercados Bonanza, no Agreste do Estado, teve mais de 60 lideranças e funcionários capacitados, no primeiro trimestre deste ano, para receber pessoas com deficiência. Esses colaboradores terão a missão de multiplicar o conhecimento adquirido no curso com os demais cerca de 3 mil trabalhadores da Rede no Nordeste.
Segundo a palestrante e analista de Responsabilidade Corporativa do SESI/PE, Tatiana Lucas, a grande diferença do curso do SESI é a dinâmica de participação dos funcionários. “Além de orientações teóricas, os trabalhadores passam pelas situações enfrentadas corriqueiramente pela pessoa com deficiência, nas mais diversas limitações, como caminhar de olhos vendados, digitar sem ler, se locomover com carreira de rodas etc. Assim dá para sentir fielmente como é difícil enfrentar os obstáculos de um ambiente não adaptado e ainda o preconceito de colegas de trabalho”, explica.
O coordenador de treinamento dos Recursos Humanos da Bonanza, Fred Malta, avaliou a capacitação como excelente, já que após o curso, os líderes da empresa passaram a enxergar as pessoas com deficiência como funcionários com capacidade de aprendizagem, e agora contribuem com o processo de desenvolvimento, estimulando e reconhecendo habilidades. “Todos nós estamos vulneráveis a nos tornar uma PCD e queremos realizar sonhos e sermos úteis e valorizados. O SESI nos permitiu harmonizar essa relação, descobrir talentos, valores, e habilidades para agregar a produção”.

Outras empresas interessadas em se capacitar para inserir pessoas com deficiência no seu quadro de trabalhadores ou aprender a lidar melhor com os funcionários e/ou clientes portadores de deficiência devem entrar em contato com as Unidades do SESI em Belo Jardim e Caruaru pelos telefones (81) 3726.1166 (Belo Jardim) e (81) 3722.9520 (Caruaru), pelo e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9. 8829.3330.


Crédito da foto: Divulgação/SESI-PE.

Informação 
Rochélle Alves
Jornalista
Sesi Pernambuco
Assessoria de Imprensa 

Em Garanhuns 230ª Festa Santo Antonio. Programação conta com tradição religiosa e evento com apresentação de quadrilhas juninas


Junho é marcado por Trezena de Santo Antônio e Mostra de Quadrilhas Juninas em Garanhuns

Junho é um mês marcado por festividades juninas no Brasil. No município de Garanhuns, Agreste Meridional de Pernambuco, o período tem um significado a mais, já que as comemorações do padroeiro do município, Santo Antônio, são intensificadas. Programações religiosas vêm sendo realizadas desde o início do mês pela Paróquia de Santo Antônio, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e seguem até o dia 13. No próximo fim de semana, o Serviço Social do Comércio (Sesc), em conjunto com a Prefeitura, também realiza mais uma Mostra de Quadrilhas Juninas.

Quadrilhas juninas – No próximo fim de semana, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos recebe a Mostra de Quadrilhas Juninas do Sesc. Nesta edição, 15 grupos juninos irão se apresentar. No sábado (11), o evento acontece a partir das 15h com um cortejo de quadrilheiros, saindo do Ginásio de Esportes do Sesc, seguindo em direção à praça; às 19h, as quadrilhas iniciam a mostra. No domingo (12), as apresentações começam às 19h. Além de Garanhuns, as cidades de Brejão, Canhotinho, Correntes, Iati, Jupi, Jucati, Lagoa do Ouro e Saloá também participam da festa.

Programação religiosa – Desde o dia 01 de junho, a Diocese de Garanhuns vivencia a 230ª Trezena de Santo Antônio. Uma série de momentos marcam a iniciativa, formatada com uma programação diária, que contempla terços e missas. 
Encerrando no dia 13 com a Caminhada de Santo Antonio, saindo do Parque Euclides Dourado e Benças do pães

Foto 1: Arquivo Secom/Cloves Teodorico 
Foto 2: Divulgação/Diocese




segunda-feira, 6 de junho de 2016

Garanhuns onde o Nordeste Garoa; " Linda só você me Fascina "








                                     Credito das Fotos de Leonardo Ferreira ( LFStudio)

Que tal se você conhecesse um pouco mais desse município pernambucano? Garanhuns não é somente a terra dos canibais: o que transparece do local é muito mais do que a mídia noticia. A Suíça Pernambucana, como é conhecida devido ao seu clima, é uma cidade que leva muitas outras alcunhas, como a Cidade das Flores ou Cidade da Garoa. É importante ressaltar que Garanhuns é maior que São Paulo em relação à frequência da garoa, o que a faz mais digna de tal título - que ambas possuem.

Como a maioria das cidades nordestinas, Garanhuns leva o turismo como fator de muita importância. Lugares exuberantes, clima agradabilíssimo, estrutura hoteleira invejável. Eu acho melhor nem comentar dos festivais e dos excelentes restaurantes típicos da cidade!

Para os festeiros, existem também diversas programações, como o Festival Viva Dominguinhos, Festival  de Inverno,a Vaquejada do Parque, entre outros. Considere todas as qualidades que esse maravilhoso destino turístico possui e que a mídia não reproduz.

#VemPraGaranhuns 




                                                Creditos  Fotos SECOM -PMG