domingo, 31 de janeiro de 2016

Há 63 anos, o bloco Virgens do Bairro Novo desfila pelas ruas de Olinda-PE, multidão acompanhou o desfile.



No Carnaval de Olinda, não faltam críticas sociais e memes como parte da brincadeira. Há 63 anos, o bloco Virgens do Bairro Novo desfila pelas ruas de Olinda levando alegria e esquentando os foliões para os festejos de Momo. Neste domingo (31)










Fotos de Syl Cavalcante

MEMORIA VIVA!" Lula é, Foi e Sempre será o Filho de uma nação de Bravos, como canta o hino de Pernambuco ele faz parte da Roma de bravos guerreiros."






Agradecimento especial ao Dede Seixas pela matéria e foto disponibilizado ao Blog Claudia Livre

                           Lula: um "louco" para confundir os "sábios"?


 LULA - Há menos de 20 anos para a maioria, apenas um "agitador".

Quando da primeira visita a Garanhuns após ter sido eleito presidente - primeiro mandato -  tive o privilégio de discursar no palanque armado na avenida Santo Antônio para dá às boas vindas ao Ilustre representante desta terra, o qual foi gravado pelo controlista do som da praça, com as seguintes palavras: de todas as forças existentes na Natureza, há duas que, quando se propagam indefinidamente, ninguém; jamais conseguirá deter; que são a força da água e a força do fogo.
Porém, uma terceira força há, igualmente poderosa: a força do povo. Prova inconteste disso é, que com a Graça de Deus e a vontade soberana desse mesmo povo, o então cidadão; que tinha todas as "precorrativas" para ser mais um nome a figurar no quadro estatístico da exclusão social do nosso país, é hoje, dirigente máximo, da maior Nação da América Latina; e que, não tenham dúvidas, os brasileiro não "elegeram" apenas mais um Presidente, e sim, um cidadão "nascido numa tapera de pau a pique" que em breve espaço de tempo, será 
conhecido como um dos maiores Estadistas do Mundo.
Excelentíssimo sr. Luis Inácio Lula da Silva - Presidente eleito da República Federativa do Brasil: definitivamente, a esperança venceu o medo! Tenho certeza, sr presidente, que este é o sentimento desse povo, até então, sofrido e vilipendiado.
Doravante, haveremos de compartilhar, um Brasil para todos os brasileiros". E não tenho dúvidas de que, Vossa excelência há de transformar este país numa grande Nação. Foi como uma "profecia"
Por Dede Seixas 

Fonte do blog http://dedeseixas.blogspot.com.br/2015/10/lula-o-principal-estadista-do-brasil-um.html

Dedé Seixas hoje, em Garanhuns e região é um dos defensores fiel a Lula.  


                                Foto Google Lula em Garanhuns-PE  

Brito Alves nas primeiras linhas do livor " A historia de LULA".
O tamanho da multidão, na verdade, conta pouco, dado o imenso valor simbólico e a importância do momento que congregava toda aquela gente: "Tudo o que o Brasil fez foi eleger um retirante, operário e líder sindical, filho de uma mulher guerreira, para o mais alto cargo político nacional", sintetiza o autor, destacando a relevância e o ineditismo da situação, em termos nacionais e internacionais.
De fato, a ascensão no Brasil de um operário a Presidente da República é um fenômeno que tem atraído os olhares e as análises do mundo inteiro. Jornalistas, cientistas sociais, “politicólogos”, economistas e observadores de todos os continentes tentam analisar e avaliar as linhas de força desse fenômeno, procurando entender seus antecedentes históricos e prognosticar seus possíveis desdobramentos.
Hoje a notícia mais recorrente é a luta de um lutador contra um câncer. Apos tantas provações será que unas poucas células calarão a voz de uma nação de lutadores?
Lula é, Foi e Sempre será o Filho de uma nação de Bravos, como canta o hino de Pernambuco ele faz parte da Roma de bravos guerreiros.

Lula Estaremos com você sempre e em qualquer situação, nossos corações e nossas preces lhe darão forças para esta batalha.
Por: Paulo Lins 


Foto: Izaias Regis 



Foto 1994 na feira de Garanhuns 
Fonte http://memorialdademocracia.com.br/card/caravanas-vao-ao-brasil-profundo



O Blog Claudia Livre , comunica que fará uma serie de edições  intitulado como "Memoria Viva" de filho e filha de Garanhuns e esse é o primeiro filho ilustre  Luiz Inácio Lula da Silva sem duvida nenhuma o primeiro das  varias edições. 


Gratidão a todos que me enviaram informações das próximas edições são eles

Lucia Maria de Azevedo - Miss Centenária da Cidade de Garanhuns 
Marcelo Francisco - Prof, ator e cantor   
 Iris Salgado - Um ícone na educação em Garanhuns
Andréa Amorim - " Divisor de águas" um orgulho para Garanhuns  Garanhuns 

Gratidão a todos amigos e amigas 








sábado, 30 de janeiro de 2016

Dia da Saudade! Pernambucanos que moram longe falam do que sentem falta

Foto SECOM-PMG

Quanto sentimento pode caber em uma palavra? Um tanto de alegria, uma certa melancolia, talvez, costuradas por recordações do que pode ter acontecido ou não, que podem ser felizes ou tristes, acionadas por um cheiro, por um som, por um gosto ou por um vento que passe. Se saudade é um sentimento universal, a palavra que lhe deu forma é invenção da língua portuguesa e neste sábado, 30 de janeiro, o dia é dela. 

Mais do que uma simples atenção à ausência de alguém ou de algo, saudade quer dizer sentir. E foi para traduzir um sentimento que não cabia em nenhuma outra, que esta palavra foi inventada no Brasil - ou inventou-se. A inspiração veio da ideia de soledade, do latim, que falava sobre solidão e da tristeza de sentir-se só. E não se pode negar que há, na saudade, um pouco desse sentimento. Mas não bastava. 

"Saudade não é uma mera tristeza e soledade não comportava essa ideia. As pessoas mesclaram esse sentimento de tristeza e o usaram para dizer algo que queriam, a falta de algo que pode ser alegre ou triste, se baseando numa palavra que já existia para preencher esse espaço semântico. Os falantes vão modificando as palavras para dizer o que querem, o que sentem e é assim que novas palavras surgem", explica o professor titular de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, Marlos Pessoa. 

Ele conta que já no século XIII ensaiava-se no Brasil aquela que no século XV foi oficialmente incorporada à língua portuguesa. Sodade, dizia-se. Era um sentimento que ainda não havia sido expressado com objetividade, com identificação própria. No resto do planeta, fala-se até hoje em nostalgia ou da falta de algo, mas nenhum outro idioma traduz o sentido de saudade numa palavra só. 

"Ela não existe em outra língua como uma palavra única. No inglês, por exemplo, é um composto. Pode ser miss you ou home sick, que traduzindo ao pé da letra seria como se sentisse falta do seu lar. No alemão também é a ideia de nostalgia ou algo como 'doente de casa'. Mas saudade é mais do que isso", explica o especialista. 

***

Neste Dia da Saudade o Diario convidou três pernambucanos que moram fora do estado para compartilharem suas maiores saudades. Perguntamos sobre o que mais sentem falta, como lidam com ela e sobre voltar para casa.

Pedro Fonseca tem 40 anos, é pai de Teresa, Irene e João. Paquerou a ideia de deixar o Recife por alguns anos antes de fazê-lo, em 2007, quando foi morar em São Paulo. Em agosto do ano passado, mudou-se novamente com a família para Barbacena, em Minas Gerais, mas avisa que não vai ser por muito tempo, "só até passar o próximo circo". "A gente tem uma família que gosta de voar", resume. 

"Sinto saudade do Rio Capibaribe, sabia? É minha primeira saudade. E muita. Um rio vivo, que se move pelo meio da gente que nem folião perdido no carnaval, segue um rumo só seu. É coisa rara de se ver. Olhe para as grandes cidades do mundo. A presença de um rio é fundamental para que um lugar tenha espelho, se veja naquelas águas, reflita e se veja refletir. É água corrente que estimula o nosso pensamento sobre a impermanência. É a possibilidade ter algo a contemplar, no meio do caos. O Capibaribe é um patrimônio maior, um lugar que anda (e passa, vai, corre pelo meio do Recife que anda inerte, preso no engarrafamento, assustado com a violência nas ruas, preocupado com o seu destino). E o destino da gente é ser mar, horizonte sem fim. Tal qual o próprio rio. Sempre que volto, passo por ele e fico deslumbrado como se fosse a primeira vez que vejo um rio.

Sinto saudade todos os dias da minha vida dos amigos que cresceram comigo no Recife. Saudade dos meus quatro amigos de banda (aos 20 e poucos, tinha uma banda que tocava toda santa noite na cidade, Habagaceira). Tenho saudade da praia quase sempre. Morro de saudades das cidades do agreste pernambucano – pela geografia, pela comida, pela gente simples. Saudade de caldinho de feijão com cerveja (salivei aqui). 

Sinto saudade todo dia. E saudade, todo dia, é amor. Eu amo a cidade. Mas hoje é um amor platônico, ela lá, eu por aí. E lido com esse sentimento como se fosse um amor de carnaval. Uma dia a gente se reencontra, sem querer. "

(Sobre o vídeo que Pedrinho escolheu para ilustrar o depoimento dele: "Numa das minhas últimas idas ao Recife, fiz um vídeo-pedido, para que a gente colocasse o artigo feminino quando se referisse à cidade. Ao invés de “o” Recife, a Recife. E fui para dentro do rio, que é o lugar mais lindo de vê-la, para pedir isso. A trilha é uma música linda da banda Rua do Absurdo.")

***


Nash Laila, 28 anos, decidiu perto do natal de 2011 que era a hora de sair do Recife: comprou uma passagem só de ida para São Paulo. Nas primeiras horas do dia 26 de dezembro daquele ano, "com um tanto de amor e uma saudade já anunciada de Recife-e-de-tudo-o-que-ela-representa", partiu. 

A vida sem pressa no distrito de Bernardo Vieira, em Serra Talhada, no sertão pernambucano. Foto: Nash Laila/Cortesia
A vida sem pressa no distrito de Bernardo Vieira, em Serra Talhada, no sertão pernambucano. Foto: Nash Laila/Cortesia

"Eis-me aqui. Há quatro anos na pauliceia desvairada. Já com uma rotina estabelecida, casa, quintal, cachorro e mais. Se pretendo voltar a Pernambuco... sinto Pernambuco bem vivinho em mim, não tem como separar. Quando saímos do "nosso lugar" somos como sertanejos, como diz Guimarães Rosa: o sertão é dentro da gente ou, o sertão está em toda parte ou, ainda, o sertão é sem lugar... aliás, carne de bode e cuscuz - do bom! - me faz falta. E aquela luz amarelada no fim de tarde, no caminho de Recife a Olinda, com o vento no cabelo, da janela do busão - esse amarelo, jamais vi em outro canto! Tenho saudade da família, da espontaneidade e imaginação pernambucana, do "massa" na voz das meninas; às vezes me contorço de vontade daquele cheiro de mato queimado que a gente sente quando tá numa praia de veraneio, com o sol quente no quengo; e da água morna e confortável das marés. 

Aqui, moro no Bixiga. Bairro de italiano e nordestino. Uma sorte! No caminho de casa até o Teatro Oficina dá pra comprar queijo manteiga fresquinho numa Casa do Norte ou tomar um caldinho de fava com bastante coentro no Rancho Nordestino. Fui dando os meus pulos. Tem sido bom que só. Também criei amor por SP, que é o lugar onde cabe todos os lugares. Agora, citando Itamar: São Paulo é outra coisa. Não é exatamente amor, é identificação absoluta. Sou eu."


O amarelo no céu que ilumina o Recife visto do Sítio Histórico de Olinda. Foto: Nash Laila/Cortesia
O amarelo no céu que ilumina o Recife visto do Sítio Histórico de Olinda. Foto: Nash Laila/Cortesia

Joana Lira, artista gráfica de 39 anos, chama São Paulo de casa desde 1999, quando deixou o Recife. Da terrinha coleciona saudades: cheiros, pessoas, hábitos, a mistura. A maior de todas, no entanto, é pertencer.

"Eu poderia dizer que tenho saudade da intensidade, da elegância e ao mesmo tempo da fedentina também, da vivacidade, das pessoas queridas, do céu de um azul puro, da bagunça, da tradição, da cultura pulsante, da macaxeira, do horizonte, do sotaque lindo, do calor preguento, da inquietação, da água de coco no calçadão, do sovaco na cara no carnaval, dos contrastes gritantes, da mistureba toda.

Entretanto, o que mais me faz falta é a sensação de pertencimento. Lá, venho de longe, falo diferente, tô todo tempo contado como cheguei e porque fui, preciso me afirmar e exaltar o que tenho de mais precioso todo tempo. Não há espaço pra fracassar. Lá sou personagem. Aqui, entendo os códigos, sou igual, relaxo, tenho amigos de infância, me reconheço, não destoo. Aqui sou pessoa."




Fonte; www.diariodepernambuco



Garanhuns; Abertura oficial do ano letivo 2016 será realizada na próxima quarta feira (03/02)


As aulas da Rede Municipal de Ensino iniciam no dia

 11 de fevereiro


Na próxima quarta-feira (03), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), realiza a abertura oficial do ano letivo 2016. O momento será realizado no salão da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), sendo destinado aos professores efetivos, inclusive os docentes convocados pelo concurso. As aulas têm início no dia 11 de fevereiro.

A ocasião vai contar com a palestra “Currículo, Escola e Responsabilidade Social”, conduzida pelo professor doutorando em Literatura e Interculturalidade, Severino do Ramo Correia (Severino Lepê). O mesmo tema será explorado ao longo do ano em formação continuada.

A abertura oficial do ano letivo também vai contar com o lançamento de nova roupagem, mais lúdica e de leitura prazerosa, do Projeto “Nas Ondas da Leitura”, da Editora Imeph. Em seguida, os professores contarão com a palestra “O Poder Interdisciplinar da Leitura”, com Robson Teles.

Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns
Avenida Santo Antônio, nº 126, centro | Atendimento à imprensa: (87) 3762.0109
Portal: garanhuns.pe.gov.br | Facebook: /PrefeituradeGaranhuns | Twitter: @GaranhunsWeb
Fotos: Luanny Porto (Arquivo Secom)




quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Garanhuns, ENQUETE ENCERRADA, para vereador, no distrito de São Pedro


Matéria Do Blog de Roberto Almeida .A eleição para vereador no distrito de São Pedro este ano promete. Cinco candidatos fortes vão disputar os dois mil votos que deverão ser apurados na antiga Vila de Itacatu.
Na sua opinião qual o favorito esse ano por lá ?

Encerradas as votações na enquete ; veja o resultado - quem são os destaques.





O blog  " Claudia Livre" agradece  ao Marcos Ferreira , em  mais uma parceria  de divulgar e compartilhar com  " Grupo Garanhuns Cidade Das Flores"  







CINCO DOS NOVE VEREADORES ESTÃO PRESOS EM BELÉM DE MARIA - PE

       Cinco dos nove vereadores estão presos             (Foto: Paula Cavalcante/ G1)    



Prefeito e vereadores são suspeitos de desviar mais de R$ 9 mi da prefeitura.
Gestor e vereadores estão foragidos, cinco parlamentares estão presos.


Paula CavalcanteDo G1 Caruaru, em Belém de Maria
Silva Bezerra, comerciante de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Silva Bezerra, comerciante de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
A prisão de cinco vereadores nesta quinta-feira (28), suspeitos de envolvimento em um esquema que teria desviado R$ 9 milhões da prefeitura de Belém de Maria, Mata Sul de Pernambuco, repercutiu entre os moradores do município. O comerciante Silva Bezerra, 60 anos, afirma que por consequência dos desvios de dinheiro do munícipio, as vendas do estabelecimento dele diminuíram. "Os funcionários compraram, não receberam, aí não me pagaram. Se eu pagasse aluguel, seria pior. Aqui é próprio".
Foram expedidos 13 mandados de prisão na operação Pulverização, segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Destes, seis foram cumpridos. Cinco dos nove parlamentares do município da Mata Sul pernambucana foram levados para o Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, e outros três estão foragidos.
Luís Gonçalves, morador de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Luís Gonçalves, morador de Belém de Maria
(Foto: Paula Cavalcante/ G1)
O desempregado Luís Gonçalves da Silva, de 40 anos, lamenta a situação do município onde nasceu. "Meu sentimento é que ele [o prefeito] deveria estar preso faz tempo. Uma coisa que nunca aconteceu em Belém. Os comércios estão todos fechados, o povo não tem dinheiro".
Ao chegar na cidade e ficar sabendo das prisões, o agricultor José Gomes, de 45 anos, comentou. "Eu acho errado porque a gente trabalha com a honestidade, né? O pessoal tem que procurar ajeitar mais, nossa cidadezinha é tão boa de morar. O pessoal tem vezes que quer fazer as coisas acima do que pode, e termina acontecendo isso".

Salários suspensos
Os salários dos cinco vereadores presos em Belém de Maria serão suspensos e suplentes devem ser convocados para ocupar os cargos. A informação é do assessor jurídico do legislativo no município, Golberyr Lopes. "O regimento [interno] não fala sobre isso, mas inicialmente vamos suspender para a Câmara poder pagar os que estão assumindo. Como na Câmara o duodécimo é muito pequeno, não dá para pagar todo mundo", disse ao G1.
Câmara de Vereadores de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Cinco dos nove vereadores estão presos
(Foto: Paula Cavalcante/ G1)
O assessor jurídico da Câmara informou também que a vice-presidente já assumiu as atividades na Casa. "Nos reunimos com a vice-presidência da Câmara, que vai a partir de agora, com a prisão vereadores - inclusive do presidente - assumir a presidência e convocar os vereadores suplentes para assumir as cadeiras daqueles que estão momentaneamente impedidos de continuar o seu mandato. A próxima reunião está marcada para o dia 3 de feveiro, próxima quarta-feira. Até lá deve estar tudo regularizado".
Prefeitura de Belém de Maria (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Prefeito de Belém de Maria está entre os foragidos
(Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Operação
Foram expedidos 13 mandados de prisão. Cinco vereadores e um funcionário da prefeitura de Belém de Maria foram presos na manhã desta quinta-feira (28) durante a segunda fase da Operação Pulverização, realizada na Mata Sul pernambucana. Entre os presos está o presidente da Câmara, José Jairo Leonildo de Brito, conforme informou ao G1 o delegado Vladimir Lacerda. Além do presidente da câmara, os vereadores Jailson José da Silva, Josival Carlos dos Santos, Antônio José da Silva e Carlos José Soares foram presos. O prefeito Valdecir José da Silva é considerado foragido da Justiça.

Por telefone, o G1 entrou em contato com a Prefeitura de Belém de Maria, mas as ligações não foram atendidas. O G1 também ligou para a Câmara de Vereadores do município e foi informado que o órgão não irá se pronunciar por enquanto.
Frederico Magalhães participa das investigações desde novembro de 2015 (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Promotor Frederico Magalhães investiga caso
desde novembro (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
De acordo com o promotor de Justiça Frederico Magalhães, o prefeito é suspeito de liderar a organização criminosa. "O esquema não tinha a condição de existir sem a participação efetiva do gestor municipal. Ele tinha possibilidade de coibir a prática delitiva ou facilitar, estimular e promover os desvios dos recursos públicos. Ele é o dono do cofre", disse.

O procurador e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) -  vinculado ao MPPE -, Ricardo Lapenda Figueiroa, informou que as investigações começaram com a promotoria de Palmares. "No primeiro momento foram descobertas algumas empresas fantasmas. Foram quebrados sigilos fiscais e que na análise inicial havia o desvio de dinheiro de R$ 3 milhões. Depois desta quebra o valor já passa dos R$ 9 milhões", informou.
Procurador e coordenador do Gaeco, Ricardo Lapenda Figueiroa (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Procurador e coordenador do Gaeco, Ricardo
Lapenda Figueiroa (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Os suspeitos foram levados para o Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. "Desta vez, o núcleo investigado é o político", informou o delegado. Participaram da operação 16 policiais militares, 60 policiais civis e o Gaeco, do MPPE.
Primeiras prisões
Um secretário de finanças e mais seis pessoas foram presas no dia 19 de novembro suspeitos de desviar R$ 3 milhões da Prefeitura de Belém de Maria. A ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Polícia Civil buscou suspeitos de criar empresas fantasmas, lavar dinheiro e fraudar licitações, segundo a assessoria de imprensa do MPPE.
Na época, quatro suspeitos foram localizados em Água Preta, um em Catende, um em Palmares e outro em Caruaru. Ao G1, o promotor de justiça Frederico Magalhães informou que o secretário de Finanças do município era suspeito de liderar o grupo. "Os demais envolvidos não eram funcionários da prefeitura. Suspeita-se que as empresas fantasmas tenham sido criadas nos nomes de cada uma das outras seis pessoas envolvida

Fonte; G1 Caruaru e Região 

















quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Garanhuns está recebendo em suas ruas e avenidas a sinalização horizontal e vertical.




Mais de 50 cruzamentos do bairro Heliópolis receberão nova sinalização de trânsito
Serviço contemplará, na próxima semana, a avenida Júlio Brasileiro

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou, esta semana, a implantação e revitalização das sinalizações vertical e horizontal de todos os cruzamentos localizados no perímetro entre quatro movimentadas vias do bairro Heliópolis – avenida Ruber van der Linden, rua Ernesto Dourado, avenida Celso Galvão e avenida Frei Caneca. Mais de 50 cruzamentos receberão a pintura de ‘Pare’ no asfalto e terão placas trocadas.

De acordo com o presidente da autarquia, João Emmanuel Leite, a ação faz parte de uma série de atividades que visam a organização da infraestrutura básica de trânsito da cidade. “Esse trabalho de renovação da sinalização é contínuo, mas dessa vez estamos intensificando a área para que os condutores redobrem a atenção e respeitem a passagem dos pedestres”, reforça.

Para proporcionar maior segurança na travessia, na rua Ernesto Dourado, entre o prédio da Memorial Clinic e a Escola Rui Barbosa, uma faixa de pedestres será implantada. Nas primeiras semanas do mês de fevereiro, também haverá renovação da sinalização da avenida Júlio Brasileiro e adequação dos redutores de velocidade com o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 CLOVES TEODORICO
Fotos: Divulgação

Parte X; População de olho na Câmera faz a avaliação de desempenho dos Vereadores em Garanhuns em 3 anos.



O Grupo Garanhuns Cidade das Flores por seu Administrador Marcos Ferreira, com  30.840 membros estará durante esta semana querendo saber sua nota de 0 a 10, sobre a atuação dos 13 vereadores da Casa Raimundo de Moraes nesses 3 anos.


 O decimo primeiro a ter sua avaliação foi  Zaqueu Lins , numa escala de 0 a 10 






Confira na pagina do Grupo Garanhuns Cidade Das Flores  no link 
https://www.facebook.com/groups/marcospaes.araujo/





Médica Nordestina de Campina Grande descobre a causa da microcefalia. Foi ela a responsável por uma inédita descoberta - a de que o mal tem origem na picada do mosquito Aedes Aegypti e se instala no organismo das parturientes a partir do vírus Zika.


A médica campinense Adriana Melo, especialista em medicina fetal, tem sido destaque em toda a mídia do País depois do surgimento na região Nordeste de um estranho surto de microcefalia em recém-nascidos, cujas causas não se enquadrava em nenhum registro científico da doença. 
Foi ela a responsável por uma inédita descoberta - a de que o mal tem origem na picada do mosquito Aedes Aegypti e se instala no organismo das parturientes a partir do vírus Zika.
A mais recente edição da revista ‘Isto É’ mostra a história especial dessa obstetra que trabalha no Instituto Elpídio de Almeida (ISEA), a antiga Maternidade Municipal de Campina Grande.
Diz a revista que para a maioria das mulheres, a gravidez é um momento literalmente mágico. Um espaço para as mais doces e livres projeções sobre o futuro dos filhos. Mas, não tem sido assim com centenas de mães que moram em Pernambuco e em outros seis Estados do Nordeste. Nos últimos meses, elas foram obrigadas a confrontar a realidade cedo demais. Nos primeiros exames de imagem feitos durante a gestação (ou logo após o parto) descobriram que seus bebês sofriam de uma malformação cerebral conhecida como microcefalia, que compromete gravemente o desenvolvimento da criança.  
O perímetro da cabeça desses bebês, no nascimento, é inferior à média normal de 34 centímetros. Em cerca de 90% dos casos, essa condição provoca algum tipo de deficiência mental. Outras consequências costumam ocorrer, como crises de epilepsia, dores de cabeça e nas articulações, visão prejudicada, surdez, problemas intestinais.
A microcefalia sempre foi uma doença rara, causada por radiação, consumo de drogas pelas gestantes ou infecção por bactérias e vírus. Por alguma razão desconhecida, a anomalia se tornou expressivamente mais frequente no país. Até a semana passada, 399 casos haviam sido informados ao Ministério da Saúde. Quase o triplo das 147 notificações de 2014.
CAUSAS DESCOBERTAS EM CAMPINA GRANDE
Nos quatro anos anteriores, o padrão se manteve em torno de uma centena de casos e o alerta ganhou corpo quando as autoridades revelaram a principal suspeita, descoberta a partir do trabalho irrepreensível da médica campinense: a infecção das mães pelo vírus zika (novo no Brasil e transmitido pelo mesmo mosquito da dengue) seria a responsável pelo surto.
O Ministério da Saúde revelou que o vírus foi detectado no líquido amniótico (o fluido que envolve o feto) extraído de duas gestantes da Paraíba. Isso fecha o diagnóstico? “Quase. Ainda há uma pequena margem de dúvida”, diz o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
A associação entre o vírus e a ocorrência de microcefalia nos bebês é inédita no mundo. Se for comprovada, significará um grande feito científico e uma enorme fonte de preocupação. Num país infestado pelo mosquito Aedes aegypti, onde o vírus zika já circula em 14 Estados (leia o quadro) e segue em franca expansão de território, engravidar pode se tornar uma escolha arriscada. “As mulheres devem pensar duas vezes”, afirmou Maierovitch.
Por trás do anúncio protocolar sobre o estudo realizado com as duas gestantes da Paraíba, há uma história singular, de incansável busca por respostas. Em setembro, a obstetra Adriana Melo, especialista em medicina fetal, começou a atender em Campina Grande casos que fugiam ao padrão. Tanto na clínica privada quanto no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida ela se surpreendeu ao observar o cérebro dos embriões durante os exames de ultrassonografia. Além do crânio menor, em alguns casos não era possível identificar todas as estruturas do cérebro. Adriana notou a ausência de parte do cerebelo – a estrutura responsável pela manutenção do equilíbrio e da aprendizagem motora. Se essa região não se desenvolve, uma criança não consegue correr, andar de bicicleta, jogar bola. Novos exames, realizados três semanas depois, apontavam calcificações grosseiras e comprovavam que a cabeça não crescia.
Com dois doutorados e 17 anos de experiência, Adriana estava inconformada por não poder oferecer uma explicação às mães. Quando as autoridades de Pernambuco relataram um surto de microcefalia e informaram que as gestantes haviam tido manchas vermelhas na pele, Adriana começou a ligar os pontos. O mesmo sintoma ocorrera nas pacientes atendidas por ela na Paraíba. A médica convenceu as secretarias de saúde a custear a viagem de duas pacientes a São Paulo. Durante um congresso internacional de medicina fetal, elas foram examinadas pelo médico Gustavo Malinger, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, um dos mais respeitados especialistas no mundo. Ele considerou que os casos realmente fugiam ao padrão e se surpreendeu com o fato de o Brasil, com mais de 200 notificações da doença, ainda não ter descoberto a razão do problema.
Adriana transformou o comentário incômodo em energia para persistir. No início de novembro, ela coletou as amostras do líquido amniótico na 28ª semana de gestação das duas pacientes em Campina Grande e enviou o material para análise na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Três técnicas diferentes constataram a presença do material genético do vírus nessas amostras. Em visita ao Brasil, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margareth Chan, disse que a entidade acompanha as investigações. “É preciso enfatizar que a ligação com o vírus zika ainda não está determinada”, afirmou. “Precisamos continuar o trabalho.”
Na Paraíba, Adriana organiza um mutirão para estudar outras pacientes. “Tenho ouvido que só dois casos não comprovam nada, mas minha maior preocupação era orientar essas mulheres”, diz Adriana. “Para mim, elas não são números. É a mãe do Guilherme e a da Catarina.” Com menos de 35 anos e na 30ª semana de gestação, elas sofrem em silêncio. “A cada dia, elas têm de enfrentar uma notícia pior”, diz a médica. O conjunto de interrogações levou o governo federal a declarar estado de emergência em saúde pública.
A medida é justificável, na opinião do infectologista Marcos Boulos, diretor da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, em São Paulo. “O Ministério da Saúde tomou essa decisão pelo medo do escuro”, diz. “Não sabemos o que está acontecendo.” A medida permite, entre outras coisas, que os governos façam compras ou contratem serviços sem abrir concorrência pública. “Por enquanto não identificamos nenhuma necessidade de compra de materiais ou insumos adicionais”, disse Maierovitch. “Se essa necessidade surgir, compraremos sem licitação.” O esclarecimento dos casos não é simples.
Fonte; www.paraiba.com 

Por Elio Gaspari
A médica Adriana Melo tem 45 anos e trabalha há 16 no setor de medicina fetal do Isea, a principal maternidade pública de Campina Grande. Entre outubro e novembro do ano passado, compartilhou a angústia de duas pacientes grávidas de bebês que nasceriam com microcefalia. A ela a medicina deve o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a má formação do cérebro de milhares de crianças. Não é pouca coisa, nem foi fácil.
Desde agosto, médicos do Nordeste quebravam a cabeça para saber o que estava acontecendo, e a rede pública de Pernambuco alertou para a suspeita da conexão entre o vírus e a anomalia nos bebês. Adriana Melo suspeitou que se estava diante de um novo padrão de microcefalia: “Eu nunca tinha visto casos de destruição do cérebro dos fetos com tamanha virulência”.
Havia uma pista: todas as pacientes tiveram manchas vermelhas na pele e coceiras durante as primeiras semanas da gravidez. Quando a doutora Adriana começou sua caminhada, havia no mundo apenas a suspeita da relação entre casos de microcefalia e o zika. O vírus se tornara epidêmico na Polinésia em 2014. No Brasil, sabia-se apenas que o número de bebês que nasciam com essa anomalia vinha aumentando, sobretudo no Nordeste. O zika era visto ainda como uma modalidade branda de dengue.
O governo da Paraíba custeou a viagem das duas mulheres para serem examinadas em São Paulo, e em novembro, por iniciativa de Adriana Melo, a Fiocruz recebeu material colhido nas pacientes. Em poucos dias, bateu o martelo. Duas semanas depois, o Ministério da Saúde decretou uma emergência sanitária. Haviam-se passado três meses desde o aparecimento das primeiras suspeitas.
O sistema de vigilância epidemiológica nacional dormiu no ponto. Nada de novo. Quando Oswaldo Cruz, baseado em pesquisas americanas feitas em Cuba, quis combater a febre amarela atacando o Aedes aegypti, a burocracia da Saúde e alguns marqueses da medicina duvidaram dele. A febre era coisa do clima, logo, culpa do Padre Eterno. No caso da doutora Adriana Melo sucedia algo semelhante. Ela dizia algo novo, o zika tinha relação com casos de microcefalia, portanto o problema estaria no maldito do mosquito, nada a ver com a alimentação da mãe ou até mesmo com consumo de drogas.
Apesar da tonitruância da decretação de emergência (sem que se saiba o que isso significa na vida real), o Ministério da Saúde procura tranquilizar a população: nem todas as mulheres que tiveram zika terão bebês microcéfalos, assim como nem todos os Aedes aegypti que andam por aí transmitem zika. Tudo bem, mas em 2014 o Brasil teve 147 casos de microcefalia. Admita-se que esse número esteja contaminado por uma subnotificação, Fique-se com o dobro, seriam 294. Em apenas quatro meses, os casos suspeitos já chegaram a 3.893. Segundo a Fiocruz, os registros poderão chegar a 16 mil neste ano. A última desgraça envolvendo mulheres grávidas deu-se no século passado, quando gestantes que tomaram o remédio talidomida pariram bebês defeituosos. Em todo o mundo, afetou 10 mil nascituros num período de cerca de cinco anos.
Dentro do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, o Ministério da Saúde baixou uma Diretriz para Estimulação Precoce para crianças que nascem com microcefalia. Ele relaciona-se com o Plano Viver Sem Limite e com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que por sua vez são contemporâneos do Programa de Aceleração do Crescimento. Fica combinado assim.
A doutora Adriana tem doutorado pela Unicamp, seu salário é de R$ 3.800 mensais por 20 horas de trabalho semanais. Com bonificações de produtividade pode chegar a R$ 6 mil. Mantém uma clínica privada onde ganha mais trabalhando menos. A maternidade do Isea só atende pelo SUS (sem segunda porta), e na equipe de medicina fetal há quatro médicos. Desde que ela saiu por aí para confirmar a relação entre o zika e a microcefalia, recebeu críticas, muxoxos e silêncios. Ajuda, só da prefeitura da cidade e do fabricante de equipamentos Samsung, que doou um aparelho de ultrassonografia à maternidade. A rede pública de Campina Grande (680 mil habitantes) não tem máquina de ressonância magnética. Quando lhe perguntam o que precisa para facilitar seu serviço no Isea, responde: “Recursos para pesquisas”.